Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Com mais de 1.500 empregos gerados, PCH Morro Grande recebe Licença de Operação e inicia atividades

Publicação:

As atividades da hidrelétrica iniciam nesta quinta-feira (15/10), após a liberação da operação comercial pela Aneel
As atividades da hidrelétrica iniciam nesta quinta-feira (15/10), após a liberação da operação comercial pela Aneel - Foto: Divulgação/Morro Grande

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu na última sexta-feira (09/10) a Licença de Operação (LO) para atividade de geração de hidroeletricidade na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Morro Grande, localizada no Rio Ituim, no município de Muitos Capões. A autorização foi emitida por meio de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima).

As atividades da hidrelétrica iniciam nesta quinta-feira (15/10), após a liberação da operação comercial pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão de geração de energia é de 9,8 megawatts (MW). Até o momento, durante todo processo de estudo, instalação e implantação da Morro Grande, foram gerados mais de 1.500 empregos.

Este é mais um empreendimento resultante da gestão integrada entre Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Fepam. De acordo com o secretário adjunto, Paulo Pereira, periodicamente os responsáveis se reúnem para acompanhar a execução das obras, obedecendo a um plano de trabalho.

“Com esta dinâmica estabelecida, abrindo diálogo entre gestores públicos, equipes de licenciamento e investidores, foi possível avançar em obras de infraestrutura no RS, garantindo desenvolvimento, mais qualidade de vida às comunidades, e geração de emprego e renda”, ressalta Paulo.

Para o secretário Artur Lemos, empreendimentos como estes reafirmam o propósito da atual gestão em unificar as pastas de meio ambiente e infraestrutura. “Acreditamos que o desenvolvimento socioeconômico acontece em harmonia com o meio ambiente, onde o primeiro garante melhores condições de proteger nossos recursos hídricos e biodiversidade. Por isso, optamos pela união das secretarias que endereçam infraestrutura e meio ambiente no início desta gestão. Projetos como este comprovam que estamos no caminho certo. É com muito diálogo, planejamento e análise que garantimos a efetividade de projetos estruturantes, entregando o melhor aos gaúchos”, menciona.

Além de licenciar a operação da atividade em questão, a LO emitida pela Fepam também dispõe sobre questões como a preservação e conservação ambiental da área do empreendimento, o manejo da fauna local e a supervisão ambiental. A licença estabelece critérios quanto ao solo, efluentes líquidos, resíduos sólidos, entre outros.

Texto: Bárbara Corrêa e Laura Maria

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura