Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Ação de fiscalização em Unidade de Conservação resulta em duas prisões e apreensão de 18 quilos de carne de animais silvestres

Publicação:

Material apreendido durante operação será descartado
Material apreendido durante operação será descartado - Foto: Divulgação/Sema

A manhã desta segunda-feira (19/10) iniciou com uma operação de fiscalização no Parque Estadual Delta do Jacuí, no município de Eldorado do Sul, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ação contou com o apoio da Polícia Civil e Polícia Militar, resultando na prisão de duas pessoas por porte ilegal de arma e munições, além da apreensão de 18 quilos de carne de animais silvestres com resquícios de pelo, impróprias para consumo.

O chefe de Fiscalização da Sema, Mateus Leal, explica que por ser uma Unidade de Conservação (UC), o Parque é de responsabilidade da Secretaria. Desta forma, uma estratégia de inteligência foi estruturada para monitorar e rastrear as ações dos infratores.

 “Nossas equipes estão em constante monitoramento para atuar no combate a caça ilegal dentro e fora das UCs. Contamos com o apoio de outros órgãos reguladores para busca e apreensão, visto que ações como esta são crimes e nosso papel é agir para identificar os criminosos e penaliza-los”, ressalta.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil e Polícia Militar, resultando na prisão de duas pessoas por porte ilegal de arma e munições
A ação contou com o apoio da Polícia Civil e Polícia Militar, resultando na prisão de duas pessoas - Foto: Divulgação/Sema

Durante a operação também foram encontradas quatro armas de fogo longas ilegais, um kit de recarga de munição; munições deflagradas e intactas; dois focos de luz; uma bateria para alimentação dos focos de luz; facas propícias para a caça; roupas camufladas; cinco molinetes e varas de pesca; duas carcaças de marreca; um couro de jacaré; um couro de ratão do banhado; uma pata de capivara; uma arapuca e uma gaiola com alçapão para caça de pássaros silvestres.

As armas recolhidas foram encaminhadas para Polícia Civil já o restante do material apreendido será destruído e descartado.

Texto: Bárbara Corrêa

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura