Ação da SEMA localiza 51 aves silvestres em cativeiro
Publicação:
O setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável juntamente com a Agência Regional de Inteligência do Comando Ambiental da Brigada Militar desencadearam a "Operação Asas da Liberdade". A ação buscou reprimir cativeiro, caça e tráfico de animais silvestres na região da grande Porto Alegre, nos municípios de Cachoeirinha e Sapucaia do Sul.
A atuação resultou na apreensão de 51 aves silvestres (32 canários-da-terra, seis coleirinhos, quatro filhotes de caturritas, dois tico-tico-rei, dois tico-tico, um pintassilgo, um serrinha, um sanhaço-frade, um azulão, um bico-duro) e a prisão de dois homens, um deles egresso do sistema prisional, além de armadilhas e armas utilizadas para caça de pássaros.
Os dois infratores foram autuados com uma multa de R$ 42 mil, por crime ambiental. Segundo o departamento estão previstas ações continuadas em todo o território gaúcho visando combater a caça e comércio ilegal de animais silvestres. O comércio de animais silvestres somente é possível com a autorização do órgão ambiental competente. Qualquer atividade em desconformidade é tratada como tráfico de animais e deve ser reprimida conforme a legislação.