Sema autoriza repasse de R$ 810 mil para projeto de pesquisa e produção de mudas nativas do bioma Mata Atlântica

Recurso será utilizado em melhorias estruturais do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal. - Foto: Ceflor/Seapi

Em ato realizado nesta sexta-feira (15/3), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura formalizou a autorização para o repasse de R$ 810 mil para a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O valor será aplicado na qualificação da oferta de sementes e mudas florestais nativas do bioma Mata Atlântica.

O projeto vai ser executado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi, em Santa Maria, na região Central do Estado, com recurso destinado pela Neoenergia para o cumprimento de débitos de Reposição Florestal Obrigatória (RFO).

“Esse projeto representa muito bem o que acreditamos: no desenvolvimento que gera proteção ambiental. A RFO é uma obrigação do empreendedor que se instala aqui, para compensar os danos ambientais gerados. Neste caso, o recurso será aplicado em um projeto que integrará tantos outros desenvolvidos no Estado e que vêm resultando em melhorias significativas na recuperação e na proteção do bioma Mata Atlântica”, salientou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Ato de formalização do acordo aconteceu no gabinete da Sema.
Ato de formalização do acordo aconteceu no gabinete da Sema. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

O recurso será utilizado em melhorias estruturais do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal para o armazenamento de sementes; na conservação de recursos genéticos; na condução de pesquisas relacionadas à tecnologia de sementes e mudas de espécies arbóreas nativas; e na produção de mudas de espécies florestais nativas.

"Uma parceria pioneira entre Sema e Seapi que consolida os mais de 40 anos de experiência do Centro de Pesquisas em Florestas de Santa Maria e que vai ampliar a oferta de sementes e mudas de espécies florestais nativas, principalmente para recomposição de áreas degradadas", ressaltou Caio Efrom, diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi.

O cronograma também contará com capacitações para a coleta de sementes de espécies florestais nativas, bem como para a produção de mudas. Além disso, o projeto prevê selecionar e marcar indivíduos para a coleta de sementes no Parque Estadual e Corredor Ecológico da Quarta Colônia.

Produção de mudas de espécies florestais nativas faz parte do projeto.
Produção de mudas de espécies florestais nativas faz parte do projeto. - Foto: Ceflor/Seapi

As atividades têm previsão de acontecerem até o primeiro trimestre de 2025. Os resultados obtidos servirão de subsídios para qualificar estudos técnicos e científicos.

Também participaram do ato pela Seapi o diretor adjunto do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, Vilar Gewer, e o pesquisador Cleber Witt Saldanha. Pela Sema estiveram presentes o secretário adjunto Marcelo Camardelli, a chefe da Divisão de Flora, Angélica Ritter, e a analista ambiental Joana Bassi.

Texto: Vanessa Trindade