Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretária do Meio Ambiente entrega coletes balísticos a guarda-parques

Publicação:

Participaram da entrega os guarda-parques Luiz Henrique da Silvia Ferreira, Anderson Rocha Gonçalves e Leonardo Félix.
Participaram da entrega os guarda-parques Luiz Henrique da Silvia Ferreira, Anderson Rocha Gonçalves e Leonardo Félix. - Foto: Sofia Alonso

Em um ato simbólico, realizado nesta terça-feira (10/05) no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a secretária Marjorie Kauffmann realizou a entrega dos primeiros coletes balísticos para servidores guarda-parques. Essa foi uma das reivindicações atendidas pela gestão Sema, de um conjunto de ações que vêm sendo implementadas desde 2019. 

“Tudo o que for para melhorar o trabalho dos guarda-parques, nós iremos buscar. Tenham certeza de que nós iremos fazer o máximo possível para atender as demandas”, reforçou a secretária.

Os guarda-parques têm um papel fundamental na manutenção das 23 Unidades de Conservação (UCs) administradas pela secretaria. Entre as atividades estão a vigilância, o patrulhamento e a fiscalização. No total será entregue um colete balístico para cada profissional que realiza a atividade.

De acordo com o Departamento de Biodiversidade (Dbio), conforme compromissos firmados com a categoria, uma série de providências e prazos foi ajustada para atender as solicitações que se encontram em curso. Entre elas estão a aquisição de camisetas, e a compra de componentes de uniformes de brigadistas e de ferramentas individuais e coletivas de combate ao fogo. As reinvindicações também incluem a aquisição de armas, munições e acessórios para provisão de manejo, um curso de aperfeiçoamento em arma de fogo e técnicas-operacionais, e a identificação de veículos.

Segundo Diego Pereira, diretor do Dbio, “a Sema priorizou, desde o início das tratativas, o diálogo como forma de construção de uma agenda positiva que proporcione acesso a condições de trabalho que não apenas valorize os profissionais, como permita ganhos em termos de proteção ambiental”.

Muitas das entregas já ocorreram ao longo desta gestão, incluindo a aquisição de mais de 20 tipos de materiais, como uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs), a realização de testes psicológicos, cursos de capacitação e treinamentos, além de recursos financeiros para indenizações dos servidores para a implementação do Plano Operacional de Controle.

“A Sema tem a convicção de que vem proporcionando e incrementará aos seus servidores guarda-parques as condições de trabalho que historicamente são solicitadas pela categoria, sendo um elemento fundamental para a proteção do meio ambiente”, finalizou Marjorie.

Participaram da entrega os guarda-parques Luiz Henrique da Silvia Ferreira, Anderson Rocha Gonçalves e Leonardo Félix.

Texto: Vanessa Trindade – Ascom Sema/Fepam

Colaboração: Departamento de Biodiversidade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura