Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

ZEE e SOL são apresentados à empresários gaúchos

Publicação:

Sinduscon   Cópia
Sinduscon Cópia

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Ana Pellini, foi a palestrante da reunião-almoço do Sinduscon-RS , realizada nesta segunda-feira (12).
Aos empresários e lideranças presentes no evento, Ana Pellini falou sobre Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS) em fase de desenvolvimento pela Secretaria e também sobre o Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), lançado no mês de fevereiro e que representa importante avanço no processo de licenciamento ambiental.
Ana Pellini convidou o diretor técnico da Fepam para falar sobre o SOL. Gabriel Ritter explicou que além de qualificar a comunicação entre o órgão ambiental e os usuários, o novo sistema implantou um canal de atendimento unificado e integrado, com entrada única de processos, que permite aos usuários acompanhar a tramitação pelos sites da Secretaria e da Fepam. Disse que o sistema trouxe vantagens ao eliminar o uso de papel e especialmente por estabelecer critérios técnicos seguros, com transparência e sem subjetividade.
Como coordenadora do ZEE-RS, a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann disse que o Zoneamento, ao realizar um diagnóstico e um inventário do meio natural, da dinâmica socioeconômica e da organização jurídica institucional do Estado dará maior possibilidade de planejamento do território gaúcho na busca simultânea da preservação ambiental e da valorização de suas potencialidades.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura