Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema participa de audiência pública do projeto Curta Bioma

Publicação:

Sema participa de audiência pública do projeto Curta Bioma
Sema participa de audiência pública do projeto Curta Bioma

A chefe de gabinete da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Lilian Zenker, representou a secretária Ana Pellini, em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (18), no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Promovido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Casa e pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o encontro contou com a presença de estudantes que participaram do Projeto Curta na Educação, que abordou o tema "Biomas" em 2017.

Durante a solenidade de abertura do evento, Lilian homenageou os alunos, lembrou a importância do trabalho de educação ambiental nas escolas e ressaltou o papel da Sema para a manutenção dos biomas existentes no Estado. "A Sema tem a tarefa de cuidar dos biomas gaúchos, administrando as unidades de conservação", destacou. Segundo ela, apesar do Pampa não ter sido contemplado na lei federal que estabelece critérios para a preservação dos biomas, a Secretaria desenvolve há mais de uma década um programa específico de conservação da unidade biológica que é típica do Rio Grande do Sul. "Desde 2006, existe o projeto RS Biodiversidade, que cuida do Bioma Pampa em toda a sua extensão", salientou.

Também compuseram a mesa de abertura o conselheiro da ANEC, professor Rui Antonio Piassini, a assessora do departamento pedagógico da Secretaria da Educação, professora Janete Cavalcante, o promotor de Justiça da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Eduardo Coral Viegas, a coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual, Mariana Py Capellari, e a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marília Longo do Nascimento.

Os participantes relataram experiências profissionais e pessoais relacionadas à questão ambiental, estimularam os jovens a refletir sobre o tema e os parabenizaram pelos trabalhos realizados. Os representantes dos alunos contaram como foi a experiência do projeto Curta Bioma e o quanto aprenderam com a iniciativa.

Antes da abertura dos trabalhos, foram apresentados três curtas selecionados entre dez escolhidos no site do projeto: O Jardim Mágico, produzido por alunos do 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, de Passo Fundo; Vamos cuidar dos nossos Biomas: Corrente do Bem, produzido por alunos do 7º ano do Colégio Anchieta, de Porto Alegre; e Descobrindo o Manguezal, produzido por alunos do 9º ano do Colégio São José, de Pelotas.

O concurso cultural de 2017 do Projeto Curta na Educação registrou 40 trabalhos inscritos e mais de 185 mil votos. Os vídeos totalizam 167 minutos duração e receberam mais de nove mil visualizações e dois mil compartilhamentos.

Com informações da Assembleia Legislativa

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura