Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sala de Situação da Sema alerta para risco de temporais no RS

Publicação:

Sala de Situação da Sema alerta para risco de temporais no RS
Sala de Situação da Sema alerta para risco de temporais no RS

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu, no final da tarde desta segunda-feira (9), aviso meteorológico que alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul ao longo da semana. De acordo com o boletim, as chuvas constantes podem provocar alagamentos em diversas regiões do Estado entre terça-feira (10) e sábado (14). "Uma grande massa de ar seco no Oceano Atlântico bloqueia a passagem das frentes frias, por isso as mesmas seguem provocando chuva sobre o estado do RS ao longo da semana. As chuvas podem ser persistentes e por vezes fortes, levando transtornos à população", informou a Sala de Situação.

Conforme o aviso meteorológico, o fenômeno é provocado pela falta de chuva dos últimos dias. "As chuvas previstas entre a sexta-feira (6) e domingo (8) ficaram abaixo do esperado e não houve resposta hidrológica significativa até o momento", esclareceu o documento. O boletim ainda informa que o temporal deve afetar, principalmente, a região hidrográfica do Alto Uruguai e as bacias da região hidrográfica do Guaíba.


Aviso hidrometeorológico

Bloqueio atmosférico faz os sistemas frontais localizarem a chuva sobre o RS durante toda a semana. Mesmo intercalando algumas aberturas do tempo, os volumes podem ser bastante altos no Estado até o fim de semana.

Possíveis fenômenos meteorológicos: chuvas constantes podem provocar alagamentos e riscos às bacias do estado. Possibilidade também de chuva forte de curta duração com rajadas de vento isoladas.

Período de atuação: terça 10/10 até sábado 14/10

Regiões de maior risco: centro, norte, noroeste, nordeste, litoral norte, serra geral, parte da RM de Porto Alegre e centro-leste.


Monitoramento Hidrológico

A condição hidrológica atual do estado é de observação. As chuvas previstas entre a sexta feira 06/10 e domingo 08/10 ficaram abaixo do esperado e não houve resposta hidrológica significativa até o momento. Entretanto, a previsão de chuvas para os próximos dias no estado tem potencial para transtornos relacionados à possibilidade de temporais e acumulados elevados de chuva, sobretudo na região hidrográfica do Alto Uruguai e nas bacias da região hidrográfica do Guaíba.

Devido ao risco de inundações bruscas e demais transtornos relacionados aos temporais, indica-se condição hidrológica de alerta para as bacias: Alto Jacuí, ardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Lago Guaíba, Mampituba e Tramandaí. E atenção para as bacias: Piratini, Ijuí, Turvo-Santa Rosa–Santo Cristo, Várzea, Passo Fundo e Apuaê-Inhandava.


Previsão do tempo

Terça-feira: Outra frente fria passa pelo estado. Inicialmente a chuva ocorre no noroeste e norte, mas pode se espalhar por áreas do centro e ganhar força no nordeste. Pancadas pode ser fortes também no leste gaúcho.

Quarta-feira: A chuva pode ganhar força em toda metade norte, fronteira oeste, nordeste e parte do leste (incluindo a capital ). Atenção também em parte do centro e norte da região da campanha. No sul do RS o tempo deve ficar mais seco com pancadas de chuva ao norte da região. A chuva deve diminuir até a noite em boa parte da fronteira oeste e noroeste.

Quinta-feira: O ar quente chega pelo norte e o frio pelo sul. Tudo isso pode resultar em muita chuva do leste, centro até o noroeste. Pancadas de chuva também nas outras regiões.

Sexta-feira: O ar seco e mais frio deve dar uma pausa na chuva em boa parte do interior do estado. Mas a frente ainda pode provocar pancadas no leste, nordeste e parte do norte. Uma instabilidade forte em SC pode influenciar na divisa e causar temporais isolados.

Sábado: A chuva ainda pode ser expressiva no nordeste. Pancadas no leste e parte do sul. Em direção do interior o tempo deve ficar mais seco.

Domingo: O ar seco deve predominar no estado. Mas os ciclones seguem passando pelo oceano. A condição segue sendo de monitoramento.

Para mais informações acesse: www.saladesituacao.rs.gov.br
Contato : (51) 3288-8158
Plantão: (51) 9523-9899

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura