Praia das Pombas, no Parque Itapuã, é reaberta ao público

Vista da Praia das Pombas com bastante vegetação, faixa de areia e água tranquila.
Praia das Pombas

A Praia das Pombas no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, será reaberta para visitação pública nos finais de semana a partir deste sábado (7). Para que a população possa desfrutar dos atrativos naturais que o Parque proporciona, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) tem trabalhado incessantemente buscando viabilizar o acesso do público às praias ainda neste verão. A Praia das Pombas tem capacidade para receber até 350 pessoas. O acesso às outras duas praias, Praia de Fora e da Pedreira ainda não estão liberados.

A Sema providenciou a recolocação de placas, manutenção e limpeza dos quiosques e churrasqueiras, manutenção e limpeza banheiros e acessos, além de ter realizado podas nas árvores e roçadas. Para dar agilidade aos serviços, a administração contou com apoio dos guarda-parques de algumas Unidades de Conversação. Também foi fundamental a ajuda da subprefeitura de Viamão, que realizou a manutenção das vias municipais que dão acesso à praia e liberou o tráfego nas vias possibilitando a visualização de placas. O mutirão para reabertura contou ainda com apoio dos Bombeiros Civis de Itapuã e da comunidade.

Venda de Ingressos

A novidade nesta retomada é a venda antecipada de ingressos. Eles podem ser adquiridos na sede da Secretaria, em Porto Alegre (Av. Borges de Medeiros, 261 Ed. União, 1º andar), sempre às quartas-feiras, das 9 às 12 horas. Nesta semana, excepcionalmente, a venda ocorrerá nesta sexta-feira (6) das 9 às 12h e das 14 às 17h. Crianças até nove anos são isentas do pagamento.

A venda de ingressos seguirá ocorrendo na sede do Parque aos sábados e domingos. O valor do ingresso para visitar o Parque Estadual de Itapuã que hoje é de R$ 6,77, será reajustado a partir do próximo dia 23 de janeiro, passando para R$ 7,22. A atualização ocorre a cada ano simultaneamente em todas as Unidades de Conservação estaduais abertas à visitação.

Apoio dos visitantes

Os gestores pedem a colaboração dos visitantes no descarte adequado do lixo e se for possível, acondicioná-lo e sair com os resíduos do Parque. Destacam que o uso das churrasqueiras é por ordem de chegada.

Porque o parque fechou

O Parque Estadual de Itapuã esteve fechado nos últimos nove meses devido ao descumprimento de cláusulas contratuais pela empresa terceirizada de manutenção e limpeza que culminou em rescisão contratual. As demais atividades realizadas na Unidade de Conservação, como fiscalização, manejo, licenciamento, pesquisa, reuniões do Conselho do Parque, aulas de campo de universidades e educação ambiental seguiram ocorrendo normalmente.

A visitação voltada à educação ambiental é realizada mediante agendamento pelas escolas ou grupos que realizam trilhas guiadas pelos técnicos ou sob orientação de condutores locais.