Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Oficina debate Plano de Ação Nacional das Lagoas Costeiras do Sul

Publicação:

Oficina debate PAN Lagoas do Sul
Oficina debate PAN Lagoas do Sul

Técnicos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) participaram da oficina para elaboração do Plano de Ação Nacional das Lagoas Costeiras do Sul (PAN Lagoas do Sul). O PAN Lagoas do Sul abrange o espaço territorial do complexo estuarino-lagunar do Rio Maciambú, em Santa Catarina, até o Arroio Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, e é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, em Tapes.

Os Planos de Ação Nacionais para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PANs) são instrumentos de gestão, construídos de forma participativa, a serem utilizados para o ordenamento das ações para a conservação de seres vivos e ambientes naturais, com um objetivo definido em escala temporal.

O gestor do Parque Estadual do Camaquã Leonardo Marques Urruth, que participou da oficina, aponta que várias iniciativas vêm contribuindo direta ou indiretamente para a conservação dos sistemas lacustres e lagunares dessa região, agregando sistemas sociais e de governança próprios. “As práticas e experiências da pesca artesanal, de agroecologia, de gestão de Unidades de Conservação, de pecuária verde, de educação, de pesquisa, de valorização de modos de vida tradicionais e de vários outros temas são discutidos e deliberados em diferentes fóruns multi-institucionais. Estes processos de governança formam redes que se mantém ao longo do tempo” complementou.
Urruth acrescentou ainda que diversas ações previstas no PAN já estão sendo desenvolvidas pelo Departamento de Biodiversidade da Sema, além de outras em fase de elaboração.

Da Sema, também participaram da oficina, o coordenador do Sistema Estadual de Unidades de Conservação Daniel Slomp e a gestora do Parque Estadual de Itapuã Dayse dos Santos Rocha. O evento contou ainda com a presença de representantes de universidades e órgãos de pesquisa, órgãos ambientais, de extensão rural, de outras secretarias de estado, organizações não-governamentais, comunidades e povos tradicionais, comitês, e conselhos e fóruns de múltiplos atores da sociedade.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura