Trilha do Corredor Ecológico da Quarta Colônia promove encontro com a comunidade

Serão quatro encontros, um em cada comunidade por onde a trilha deve passar. Foto: Aliel Corrêa/ Emater

A equipe do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizará, a partir do dia 14/10, encontros para discutir a proposta da trilha com a comunidade.  As atividades serão realizadas em conjunto com as Prefeituras e os escritórios municipais da Emater de Santa Maria e de Itaara, na região Central. Serão quatro encontros, um em cada comunidade por onde a trilha vai passar.

O objetivo é reunir aqueles que moram ao longo do trajeto, que possui atualmente 24,9 km de extensão, para esclarecer dúvidas e ouvir opiniões. Durante as reuniões também será verificado o interesse dos moradores em participar da Trilha e oferecer serviços aos caminhantes.

A Trilha tem como meta conectar os alvos de conservação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia e alcançar os 100 km de extensão. Neste primeiro trecho, a ação envolve as Unidades de Conservação Parque Municipal Natural dos Morros, em Santa Maria, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fundação Mo’ã, em Itaara, além das propriedades inseridas no Remanescente Florestal RF2, que é o segundo maior alvo com mata contínua identificado na região do Corredor.

Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que ligam unidades de conservação, a fim de facilitar a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas. Os principais objetivos são a conservação de ecossistemas e da biodiversidade, a manutenção de populações de espécies de flora e fauna, a oportunidade de geração de renda por meio do uso sustentável dos recursos naturais, a integração de processos culturais e socioeconômicos à gestão ambiental e a manutenção da qualidade ambiental e do bem estar das populações.