Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema divulga novo boletim sobre situação da estiagem no RS

Publicação:

Divulgado Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021
Divulgado Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021 - Foto: Divulgação Sema

A equipe da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou o Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021. Conforme o relatório, o Estado vem enfrentando um evento crítico de estiagem desde novembro de 2019, fato que ocasionou impactos em diversas áreas e o decreto de situação de emergência em 415 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil Estadual. 

Em abril de 2020, a equipe já havia publicado um documento, sinalizando as consequências da estiagem nos rios gaúchos, comparando o evento com anos anteriores e apresentando um prognóstico climático para os meses seguintes.

Nesta nova versão, o objetivo do material foi avaliar os efeitos da estiagem durante o mês de novembro de 2019 a julho de 2021, principalmente quanto às chuvas e disponibilidade hídrica. O Boletim mostra que para os próximos meses de inverno é esperada a ocorrência de chuvas mas sem volumes suficientes para que ocorra a recarga hídrica.

A meteorologista Cátia Valente avalia que, de acordo com os estudos, as condições futuras não se mostram favoráveis. “Pelo o que podemos notar o cenário não tende a se tornar positivo quanto à recuperação do déficit hídrico no RS. Por isso, nós da Sala de Situação seguiremos monitorando as condições climáticas no Estado”, concluiu.

Por fim, o prognóstico climático atual sugere, novamente, que não haverá uma recarga hídrica das bacias devido à falta de chuva. E, em função do calendário de plantio, - sobretudo arroz e soja-  há risco substancial de comprometimento da disponibilidade hídrica nas bacias gaúchas, demandando ações de gestão e regulação de recursos hídricos, principalmente nas bacias com conflito de uso da água.

Para conferir o relatório atual, acesse aqui

Para conferir o relatório anterior, clique aqui

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura