Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema comemora aniversário com ação solidária nos Parques Zoológico e Jardim Botânico

A iniciativa é uma parceria entre a Sema e Campanha do Agasalho

Publicação:

Iniciativa faz parte da programação de aniversário da Sema.
Iniciativa faz parte da programação de aniversário da Sema. - Foto: Priscila Valério

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promove, nesta quinta-feira (29), um dia de ação solidária nos Parques Zoológico (ZOO), em Sapucaia do Sul, e Jardim Botânico (JB), em Porto Alegre. No lugar do pagamento em dinheiro, o ingresso é a doação de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores, ou itens de limpeza e de higiene pessoal.

A iniciativa, em parceria com a Campanha do Agasalho do Governo do Estado, faz parte da programação de aniversário da Sema, que completa  22 anos. Estruturas com a indicação dos pontos de coleta foram instaladas nas entradas dos parques pela Defesa Civil.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, visitou os dois pontos neste dia de aniversário e ressaltou a importância de ações que unem meio ambiente e solidariedade.

“Estamos passando por uma crise sanitária que reforça a importância da mudança de comportamento, da cooperação e da solidariedade entre os indivíduos. Ao que tudo indica este inverno será bastante rigoroso e é hora de pensarmos coletivamente”, destacou Viana.

Secretário Viana e equipes do Zoo e da Defesa Civil durante ação solidária.
Secretário Viana e equipes do Zoo e da Defesa Civil durante ação solidária. - Foto: Priscila Valério

 A médica veterinária e gestora do Zoológico, Caroline Weissheimer, salientou que a intenção é, além de incentivar a preservação e ajudar os animais, colaborar com a população carente. “É um orgulho para nós, do Parque Zoológico, poder contribuir para esta causa”, enfatizou.

O gestor do Jardim Botânico, Daniel Brambilla, classificou como oportuna a necessidade de uma reflexão da sociedade. “A biodiversidade está em todo lugar. A partir do momento em que o ser humano saiu à busca de novos produtos para sua subsistência, iniciou-se um novo capítulo na história. Nossa sobrevivência e cotidiano estão diretamente ligados à biodiversidade. Conectar a sociedade com o meio ambiente e promover a conscientização social, principalmente em tempos de pandemia, é primordial”.

A ação iniciou às 9h e segue até às 17h, horário de fechamento do ZOO e do JB. Devido a medidas de prevenção à Covid-19, o uso de máscara é obrigatório.  No Jardim Botânico a visitação está limitada a 250 pessoas simultaneamente e no Parque Zoológico a 500 carros.

Apoio da Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apoiou a iniciativa promovida pela Sema. Durante um mês, uma central da Campanha do Agasalho foi instalada na sede da Fundação. Os agasalhos arrecadados foram levados nesta quinta-feira (29) pela presidente Marjorie Kauffmann até o Jardim Botânico.

“Para a Fepam é gratificante participar desta campanha que forma uma corrente do bem. Sabemos o quanto ações solidárias são importantes e podem ajudar quem mais precisa. E seguiremos apoiando causas como essa, realizada neste dia de aniversário da Sema”, finalizou Marjorie.

Embora a ação tenha marcado o dia de aniversário da Secretaria, a Campanha do Agasalho do Governo do Estado mantém diversos pontos de doação pelo RS. Confira aqui outras informações e como doar.

Texto: Priscila Valério e Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura