Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema busca recursos internacionais para combate às enchentes

Publicação:

Projeto Euroclima+
Projeto Euroclima+

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está participando de um programa europeu de apoio ao desenvolvimento de ações de combate às enchentes. Gerenciado pela União Europeia (UE), o programa Euroclima+ visa incentivar a cooperação entre países europeus e latino-americanos sobre questões relacionadas às alterações climáticas. De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles, a proposta do RS contempla quatro eixos: agropecuário, abastecimento público, enchentes e mobilização social.

Desenvolvida em conjunto com a Direção Nacional de Águas do Ministério de Meio Ambiente do Uruguai, o projeto está entre os oito finalistas do programa. Ao todo, mais de 200 propostas foram encaminhadas à UE. Na última terça-feira (10), foi realizada uma reunião, na cidade de Quaraí, entre representantes uruguaios e brasileiros para concluir os últimos detalhes da proposta. Orçado em 350 mil euros, o projeto deve ser enviado até o dia 30 de abril.

Segundo Meirelles, o recurso será utilizado para a revisão do acordo binacional e para finalizar ações da Bacia do Quaraí. "Com essa verba será possível uniformizar procedimentos dos dois lados da fronteira, estabelecer os protocolos de comunicação entre as salas de situação de Montevidéu e de Porto Alegre, implantar o sistema de alerta contra cheias em Artigas, avaliar efeitos de estiagem no setor agropecuário, fazer previsões dos eventos extremos para esse setor e garantir fornecimento de água às comunidades", destacou.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura