Rio Grande do Sul estará presente na COP 24

COP24 800x450

A secretária do Ambiente Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini participará a partir de amanhã (7) da COP 24 que está se realizando em Katowice, na Polônia.

No evento, Ana Pellini apresentará as ações implantadas no Estado para adaptar-se aos riscos hidroclimáticos dentro da perspectiva de um governo regional. O Rio Grande do Sul foi um dos fundadores da iniciativa Regions Adapt, criada na COP 21, quando assumiu a coordenação da temática “Recursos Hídricos”.

A secretária revelará que quando assumiu a Sema em 2015 haviam apenas 45 estações de rede hidrometeorológica e que hoje são 693 estações automáticas instaladas no Estado, que permitem, através da Sala de Situação, o monitoramento do clima 7 dias por semana, 24 horas por dia. “criamos uma política estadual com foco na redução dos prejuízos econômicos e de vítimas dos eventos extremos como inundações, granizo, vendavais e estiagens. Articulamos uma rede de radares meteorológicos com a Argentina e o Uruguai, que nos permite a formação de uma ampla cobertura de território, possibilitando a formação de quadros de tempo atualizados a cada seis minutos”, explica.

Ana Pellini acrescenta que também fazem parte da Política Estadual de Gestão de Risco de Desastres, o incentivo à reservação de água em propriedades rurais, regras claras para outorga e licenciamento ambiental, a conservação do solo e da água, o combate à erosão e a educação ambiental.

Na avaliação da secretária, é preciso aumentar as parcerias entre países e províncias para realizar previsões climáticas de médio prazo, já que atualmente são feitas com três meses de antecedência. Ressalta ainda que é preciso ampliar estudos que possibilitem analisar a variação da disponibilidade de chuvas e da perda de água do solo por evaporação e o aumento de áreas irrigadas e bacias com elevada demanda hídrica frente à disponibilidade. Tudo isso com ações coordenadas com o licenciamento ambiental em sintonia com Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-RS).

Acompanham a secretária na viagem, cujas despesas estão sendo custeadas pelo Governo Federal, com recursos da Agência Nacional de Águas (ANA), a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles e o diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Gabriel Ritter.