Programa de Voluntariado da Sema abre inscrições para dois parques no RS

Entre os requisitos estão gostar de trabalhar ao ar livre e ter facilidade de comunicação. - Foto: Júlio Rolhano

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou nesta sexta-feira (12/02) dois novos editais para o Programa de Voluntariado. Ao total são 18 vagas, sendo 10 para o Jardim Botânico, em Porto Alegre, e oito para o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas.

No Jardim Botânico, as atividades ocorrerão no período de 24 de fevereiro a 14 de março de 2021. Já no Turvo, os trabalhos irão acontecer do dia 2 ao dia 16 de março de 2021. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (18).

Para acessar os editais completos com todas as informações, clique aqui.

Os voluntários receberão capacitação prévia presencial e on-line. Por isso, todos os inscritos precisam se cadastrar no portal da Escola de Governo, também até a próxima quinta-feira (18), e realizar o curso gratuito disponibilizado pelo programa na plataforma de ensino à distância. Para se matricular na capacitação, acesse o link.

Por conta dos treinamentos, os candidatos não precisam ter experiência. Os requisitos estão gostar de trabalhar ao ar livre e ter facilidade de comunicação. O voluntariado não é recomendado para quem tem dificuldades cardiorrespiratórias ou problemas musculares. Não serão selecionadas pessoas pertencentes aos grupos de risco da Covid-19.

O principal critério de seleção dos participantes será a proximidade do candidato com o local do voluntariado. Outro critério será a análise de currículo. O resultado com os nomes dos participantes selecionados será divulgado no dia 19 de fevereiro, no site da secretaria.

Voluntariado no Parque do Tainhas

Essa é a segunda edição do Programa de Voluntariado da Sema.  A primeira, de forma piloto, foi lançada no fim do ano passado para o Parque Estadual do Tainhas, em São Francisco de Paula. Na ocasião foram abertas 48 vagas.

Entre as atividades realizadas, os voluntários auxiliaram a equipe do parque no controle do número de pessoas e de veículos no local, no levantamento de dados sobre o perfil dos visitantes e no repasse de informações sobre o parque aos visitantes.

Veja o que dizem alguns dos voluntários da primeira edição:

Caroline Rafaela Weber dos Santos

“O voluntariado superou as minhas expectativas. Vou levar amizades que fiz aqui para o resto da vida. E gostaria de agradecer também a equipe do parque, que nos tratou como família”.

Ana Júlia Vicari

“A experiência do voluntariado foi incrível. Estar em contato com natureza, ter a oportunidade de falar com outras pessoas. A gente sai com o coração cheio!”.

Cláudia Nogueira Gomes

“Acho que a palavra que resume esses 15 dias de voluntariado é troca. Nós trocamos risadas, caminhadas, conhecimento... Foi uma experiência sensacional”.

Demétrio Ribeiro de Andrade Neto

“A gente teve muita troca de conhecimento, de vivências. Além disso, a equipe foi muito acolhedora, todos foram fantásticos com a gente e eu só tenho a agradecer pela experiência”.

Dilton de Castro

“Foi um privilégio estar presente nessa área que o Estado ainda conserva, com o apoio da equipe. Eu saio daqui rejuvenescido graças à energia do local e das pessoas em geral”.

A ampliação do Programa de Voluntariado aconteceu em outubro do ano passado por meio da Portaria da Sema n°158/2020.

A atividade, que era executada exclusivamente nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Estado, foi ampliada para todos os setores da Sema, como divisões, departamentos, Balcões Unificados, Jardim Botânico, Museu de Ciências Naturais e Parque Zoológico.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade