Programa de Educação Ambiental Colaborativa é lançado pela Sema

Iniciativa busca incluir a educação ambiental nos ensinos formal e não formal.
Iniciativa busca incluir a educação ambiental nos ensinos formal e não formal. - Foto: Divulgação/Sema

Estimular a educação ambiental é um compromisso assumido pela atual gestão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e nesse sentido, nesta sexta-feira (11/06), foi lançado o Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC). A iniciativa, instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021, tem como objetivo formar agentes socioambientais que contribuam para a mudança de valores e de comportamento da população quanto ao meio ambiente.

O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações. A iniciativa busca incluir a educação ambiental nos ensinos formal e não formal, trabalhando nos eixos educação socioambiental, biodiversidade, recursos hídricos e saneamento.

Lançamento teve transmissão ao vivo pela página da Sema no Youtube.
Lançamento teve transmissão ao vivo pela página da Sema no Youtube. - Foto: Divulgação/Sema

O lançamento teve transmissão ao vivo pela página da Sema no Youtube e contou com a participação de representantes da Seduc, de entidades integrantes da iniciativa, como a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Para o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, é imprescindível desenvolver ações de educação ambiental em conjunto com as outras iniciativas de gestão e preservação. “É um trabalho conjunto. Não basta investir em ações de conservação somente, mas também buscar atividades que sensibilizem a sociedade quanto à importância de cuidar do nosso meio ambiente”, completou.

Os detalhes do programa foram apresentados pela assessora do gabinete da presidência da Fepam, Isa Osterkamp. O diretor-geral da Seduc, Guilherme Daltrozzo, relembrou da trajetória do programa e da importância de iniciativas do gênero. “Nós, da Secretaria de Educação, acreditamos que o ensino ressignifica e transforma hábitos e comportamentos. Diante da grande crise ambiental que vivemos, a educação ambiental deve estar como uma das prioridades nos currículos e é isso que o PEAC traz”, disse.

Segundo a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Zilá Breitenbach, a frente parlamentar estará colaborativa para a efetiva implementação do programa. “Eu, especialmente, me coloco à disposição para o que for necessário, porque acredito que a educação ambiental é capaz de mostrar que o mundo que vivemos pode sim ser recuperado, basta vontade e envolvimento de todos”, afirmou.

Secretário Viana e Isa Osterkamp em apresentaçã durante o lançamento do PEAC.
Secretário Viana e Isa Osterkamp em apresentaçã durante o lançamento do PEAC. - Foto: Vinícius Conrad

Ainda sobre o programa, existem objetivos específicos que procuram, entre outras coisas, implementar a educação ambiental como uma prática contínua e permanente e colaborar com a reflexão sobre o que é produzido e consumido, buscando inserir novos referenciais teóricos e pedagógicos. Outra meta do programa é a inclusão do tema nos currículos escolares.

A iniciativa surge também como um instrumento para a efetiva implantação das Políticas Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e Estadual de Educação Ambiental (PEEA). Além disso, o programa põe em prática as disposições do Código Estadual do Meio Ambiente que atribui ao Estado a responsabilidade de promover educação ambiental.

Patrícia de Castro, assessora de educação ambiental da Seduc, completou afirmando que, por meio dessa iniciativa, o Estado vai de fato conseguir tornar a educação ambiental contínua e integral, ação indispensável para o atual momento em que vivemos. “Nós sabemos o quão importante é que toda a sociedade tenha a compreensão de qual o seu papel diante do nosso planeta”, finalizou.

Como públicos-alvo do programa estão professores, alunos e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

Para o coordenador da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, Renel Prospere, “o programa tem a intenção de contribuir para uma efetiva participação e colaboração da sociedade. Por meio dele, não somente são propostas atividades de educação ambiental, mas é estimulada a troca de experiências, tendo como foco a promoção da cidadania“.

A previsão é de que a primeira atividade do PEAC aconteça no mês de julho, de forma on-line. O tema do encontro deve ser a Política Estadual de Educação Ambiental, assunto relacionado diretamente com o primeiro eixo da iniciativa. O palestrante neste será o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Frederico Loureiro. O evento será direcionado para educadores da rede pública de ensino, mas qualquer pessoa interessada no tema poderá acompanhar.

As atividades estão previstas para ocorrerem mensalmente, seguindo um cronograma estabelecido pela equipe que gerencia o programa. A programação prevê ações até 2022, porém a ideia é que, mesmo após esse prazo, sigam sendo executadas iniciativas relacionadas, buscando cumprir a meta de tornar a educação ambiental contínua e permanente no RS.

O lançamento do PEAC foi mais uma atividade promovida em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente. Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.

Texto: Laura Maria

Edição: Vanessa Trindade