Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Porto Alegre sedia Conferência Internacional do Sistema de Produção de Arroz Orgânico

Publicação:

ORP3
ORP3

De 13 a 16 de março de 2018 será realizada em Porto Alegre a Terceira Conferência Internacional do Sistema de Produção de Arroz Orgânico (ORP-3 / 3.Organic Rice Farming and Production Systems International Conference). Esta será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil. Destinada aos setores envolvidos como produtores, pesquisadores, estudantes, professores, organizações deste campo de atividade, associações dos diversos setores como comércio, indústria, e consumo, além de entidades territoriais e autoridades locais, a Conferência se constitui num evento histórico e deverá reunir participantes de diversos países. A primeira edição ocorreu na França em 2012 e a segunda na Itália em 2015.

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) é co-realizadora da conferência que tem o objetivo de fortalecer as cadeias de abastecimento do arroz orgânico em suas distintas fases, desde os processos locais de produção, industrialização, distribuição e consumo por meio do intercâmbio cultural e científico das vivências e experiências do universo do arroz entre os atores envolvidos, mercados e a sociedade em um ambiente amplo e multicultural.

A bióloga Departamento de Biodiversidade Luiza Chomenko assegura que o evento possui alta relevância na cadeia produtiva do arroz orgânico e que a estimativa é reunir em Porto Alegre centenas de pessoas. “Pretendemos estimular setores da sociedade a aprimorar processos de gestão ambiental, conduzindo a melhorias efetivas nos níveis de integração entre as Unidades de Conservação da Natureza e o meio circundante”, complementou.

Luiza acrescenta que o Rio Grande do Sul é um dos grandes produtores de arroz e também rico em banhados. Esses ambientes de produção e conservação frequentemente se inter-relacionam no território e nos processos socioambientais. A edição de 2018 do evento será, segundo a técnica, “uma oportunidade única de destacar a realidade do Estado que possui muitos sistemas de produção agroecológicos relacionados às Unidades de Conservação”.

Outra particularidade da conferência é que seu fechamento se dará em campo, com a abertura oficial da Colheita do Arroz Orgânico, no Assentamento Filhos de Sepé, localizado no interior da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e entorno imediato do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, oportunizando trocas de experiências entre academia, produção, movimentos sociais, instituições públicas e sociedade civil.

As inscrições para participar do evento e a programação estão no endereço: https://www.orp3brasil.com.br/

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura