Os avanços no setor de energia é assunto de encontro do Comitê de Planejamento Energético do RS

A videoconferência ocorreu em consonância com o encontro regional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) - Foto: Vanessa Trindade

Na manhã desta quarta-feira (23/09), aconteceu o 1º encontro on-line de 2020 do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs). Participaram representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) e empreendedores de energia. A reunião trouxe ao debate os avanços e ações desenvolvidas pelo segmento.

A videoconferência ocorreu em consonância com o encontro regional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), iniciando com o acompanhamento do Plano de Ações do Grupo de Trabalho. Em seguida, houve a atualização dos projetos de geração de energia elétrica e dos cronogramas dos cinco lotes arrematados no leilão de transmissão da Aneel, que ocorreu em dezembro de 2018 e prevê a instalação de novas Linhas de Transmissão (LTs) e Subestações de energia.

“A Sema e a Fepam atuam de forma conjunta por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Com estudos e alinhamentos desta equipe, foi possível antecipar as obras de energia no RS dos cinco lotes do leilão. Nós fortalecemos o compromisso das empresas que se propuseram a antecipar os prazos em até 24 meses, possibilitando investimentos em energia solar e eólica em todo Estado. A Copergs tem sido um grande laboratório, atuando de forma conjunta para que possamos desenvolver o RS”, destacou o secretário Artur Lemos Júnior.

O diretor do Departamento de Energia da Sema, Éberson Silveira, comentou sobre o trabalho realizado pelo GT e o monitoramento das obras de LTs. “As ações sincronizadas entre Sema e Fepam proporcionam resultados excelentes, diminuindo burocracias e atuando na resolução dos processos”, ressaltou ele.

O RS desenvolve mais de dez ações que visam o desenvolvimento energético gaúcho. Entre elas estão o monitoramento dos projetos de LTs (Leilão 04/2018); mapeamento dos potenciais eólico, biomassa, solar e de recursos hídricos; desenvolvimento da Política Estadual do Biometano; isenção de ICMS para a geração distribuída; programa Energia Forte no Campo; criação das Câmaras Setoriais de Energias Renováveis; criação da Resolução Consema nº 388/2018; inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Camaquã; entre outras.

“O potencial energético do nosso Estado é reconhecido em todo país, principalmente pela força hídrica e eólica. Com cerca de R$ 6 bilhões em investimentos em LTs, estamos caminhando para receber mais empreendimentos de geração de energia”, explica o diretor.

A reunião foi finalizada após a explanação sobre o andamento das obras no Estado pela Aneel e o apontamento dos empreendedores. Os participantes puderam tirar dúvidas e conhecer mais detalhes sobre o atendimento energético em cada região. Esses encontros de acompanhamento ocorrem periodicamente. A última havia sido realizada em outubro de 2019.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade