Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Meio ambiente e infraestrutura do Estado são temas de debate durante Fórum de Desenvolvimento do RS

Publicação:

Lideranças empresariais.
Lideranças empresariais no 1º Fórum LIDE de Desenvolvimento do RS. Foto: Tiago Trindade.

Lideranças empresariais gaúchas se reuniram nesta quinta-feira (28/11) para discutir as oportunidades de investimentos para o Estado relacionadas à indústria, inovação, comércio, serviços e infraestrutura. O debate ocorreu durante o 1º Fórum LIDE de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em Porto Alegre.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, foi um dos palestrantes. Ele traçou um panorama do setor energético do RS e mostrou as medidas administrativas que foram criadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para aprimorar o processo de licenciamento ambiental.

Na oportunidade, o secretário também apresentou as iniciativas de destaque da sua gestão, como o programa Energia Forte no Campo, o trabalho realizado pelo Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) no acompanhamento de obras do sistema elétrico, os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de geração de energia por fontes renováveis e a antecipação de investimentos em linhas de transmissão.

Artur Lemos Júnior.
Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior. Foto: Tiago Trindade.

Artur mencionou que o governo entende que deve existir um equilíbrio entre as temáticas que compreendem a atuação da secretaria: o meio ambiente e a infraestrutura. “O meio ambiente é um tema transversal, está em todas as instâncias na nossa vida e o empreendedor sabe que o caminho para que ele consiga produzir e avançar é um meio ambiente equilibrado”, disse.

Durante a programação do evento, os demais painelistas convidados apresentaram cases de empresas que investem e impulsionam o potencial social e econômico do país. Para o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, “essa iniciativa propõe o debate, a discussão de propostas, a elaboração de diagnósticos e a identificação de oportunidades nas mais diversas cadeias produtivas do Estado”, afirmou.

A abertura do fórum contou com a presença do governador Eduardo Leite, que discursou para os cerca de 150 participantes entre lideranças empresariais, autoridades e imprensa.

Texto: Xaene Pereira
Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura