Governador pede mudanças nos leilões de energia para competitividade do RS aumentar

Governo solicitou que ministro avalie mudança no formato dos leilões regionais de energia. Foto: Felipe Dalla Valle

A última agenda do governador Eduardo Leite em Brasília, na tarde desta segunda-feira (11/11), foi uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O pedido do governo do Rio Grande do Sul, detalhado pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, é de que haja uma mudança no formato dos leilões regionais de energia a fim de que o Estado possa retomar a capacidade de participação competitiva.

Os leilões de energia são utilizados para atender a demanda futura das distribuidoras de energia elétrica por meio da contratação de novas usinas e de usinas já existentes, além de participação das fontes de energia utilizadas na geração e os respectivos preços.

O governador pediu ao ministro que o leilão contemple o sinal locacional. O RS acaba competindo com outras regiões que têm algum tipo de subsídio, como fundos constitucionais, como ocorre no caso das regiões Norte e Nordeste.

"O Sul e o Sudeste são os maiores demandantes de energia e a instalação de uma usina geradora de energia depende de uma transmissão menor, portanto, gera menores perdas, e isso deveria estar contemplado nos leilões”, ponderou Eduardo Leite.

O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura frisou a importância da manutenção da proposição de aperfeiçoamento do sinal locacional, aplicado na transmissão, nas discussões sobre a modernização do setor elétrico e leis posteriores que forem propostas sobre o tema.

O ministro sugeriu uma reunião entre os técnicos da Sema e da Secretaria de Planejamento Energético do ministério para avaliar critérios e especificidades, para explicar o atual formato e para ouvir sugestões. O governador se mostrou satisfeito com o resultado da reunião, afirmando que a intenção do encontro era abrir um canal para que o Estado possa ser ouvido.

Texto: Renan Arais e Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom