Instalação de quatro empreendimentos da área de energia vai gerar cerca de 800 empregos durante as obras

Imagem aérea da PCH Alto Forqueta nos municípios de Putinga/São José do Herval

O Rio Grande do Sul deu mais um passo para o desenvolvimento do setor de geração e distribuição de energia. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) concedeu as Licenças de Instalação para quatro empreendimentos voltados para a área de geração e transmissão de energia. Duas são para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) – Cachoeira Cinco Veados e Cerquinha –, além de duas linhas de transmissão (LT): conexão Lajeado–Teutônia, da cooperativa Certel, e conexão Vila Maria–Marau, da cooperativa Coprel.

No total, os quatro empreendimentos vão gerar 23 megawatts (MW) de energia, capaz de abastecer 52 mil residências. Também será possível distribuir cerca de 207 quilovolts (kV), beneficiando quase 50 municípios. Com investimento de R$ 138,5 milhões, as obras devem gerar cerca de 800 vagas de emprego diretas e indiretas.

Para o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura RS, Artur Lemos Júnior, a vinda dessas empresas para Estado é resultado da reestruturação do planejamento energético do Rio Grande do Sul, “contemplando a avaliação dos riscos ambientais possíveis, associado com o órgão licenciador que tem atuação importante na avaliação dos processos de licenciamento e que, nesse início de gestão, vem apresentando comprometimento forte com a área ambiental e também com o desenvolvimento econômico sustentável, permitindo dar esta resposta pra sociedade na atração de empreendimentos que farão com que a economia gaúcha retome o seu crescimento”.

Localização onde os empreendimentos serão instalados

Detalhes dos empreendimentos

PCH Cachoeira Cinco Veados (empresa Rinchão dos Albinos Energética S.A.)

Empreendedor: Grupo Havan

Localização: entre os municípios de Quevedos e São Martinho da Serra, na região Central (rio Toropi)

Investimento: R$ 75,5 milhões

Empregos gerados: 300

Potência: 16,22 MW (capaz de abastecer 35 mil residências)

Início das obras: outubro de 2019

PCH Cerquinha III (empresa Cerquinha III Energética S.A.)

Empreendedor: Ônix Distribuidora

Localização: Bom Jesus (rio Cerquinha)

Investimento: R$ 37 milhões

Empregos gerados: 200

Potência: 7,27 MW (capaz de abastecer 17 mil residências)

Início das obras: outubro de 2019

LT e subestação Marau II (cooperativa Coprel)

Conexão: subestação Vila Maria a subestação Marau II

Investimento: R$ 14 milhões

Extensão: 16 quilômetros

Empregos gerados: 120

Tensão: 138 kV (5.700 famílias beneficiadas em 11 municípios)

Início das obras: agosto de 2019

LT cooperativa Certel

Conexão: Lajeado a Teutônia

Investimento: R$ 12 milhões

Extensão: 15,9 quilômetros

Empregos gerados: 150

Tensão: 69 kV (400 mil pessoas beneficiadas em 48 municípios)

Para a linha de transmissão da cooperativa Certel, a previsão é de que o início das obras seja em setembro, com conclusão até o fim do ano.  “Uma rede que vai dar uma autonomia para o Vale do Taquari como um todo para os próximos 15 anos, ou seja, vai liberar 50% mais da energia que o Vale tem hoje à disposição”, afirma o presidente da cooperativa Certel, Erineo José Hennemann.

Linha de Transmissão - Foto: Taesa

A liberação de Licenças de Instalação reforça o compromisso do Estado em valorizar empreendimentos dessa natureza, subsidiando, acelerando processos e facilitando a instalação de projetos de geração, transmissão e distribuição de energia, fortalecendo a expansão do setor através de políticas e instituições que tornam o ambiente favorável para o desenvolvimento de energia limpa.

Texto: Vanessa Trindade
Edição: Marcelo Flach/Secom