Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Guarda-parques da Sema começam a receber novo fardamento

Publicação:

Guarda-parques da Unidade de Conservação Delta do Jacuí, com uniformes novos.
Guarda-parques da Unidade de Conservação Delta do Jacuí, com uniformes novos. - Foto: Júlio Rolhano

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), iniciou esta semana a distribuição de novos uniformes para os guarda-parques que atuam nas 23 Unidades Estaduais de Conservação (UCs). Os itens foram adquiridos por meio de medida compensatória da empresa Celulose Riograndense (CMPC).

Os guarda-parques têm um papel fundamental na manutenção das UCs e, entre as atividades, estão a vigilância, o patrulhamento e a fiscalização. “Optamos por investir o valor em algo que fosse beneficiar de forma positiva todos os guarda-parques. Desta forma, fornecemos algo que eles careciam para executar de forma mais preparada suas atividades”, afirma o chefe da DUC, Luciano Kops.

Os profissionais dos parques estaduais de Itapuã e do Delta do Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre, foram os primeiros a receberem o fardamento completo, com calças, jaqueta, blusões, gandolas, colete de identificação, bonés, cinto e coturnos. A previsão é que os 58 guarda-parques estejam com os kits até o fim do mês de agosto.

A Lei Federal nº 9985/2000 prevê Medidas Compensatórias como forma de corrigir e compensar perdas ambientais resultantes da instalação dos empreendimentos.  A aplicação em Unidades de Conservação é indicada pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (CECA). No Rio Grande do Sul, nos últimos dez anos foram destinados R$ 38 milhões em medidas compensatórias para UCs.

“Unidades de Conservação são uma forma de proteger um espaço territorial. Essas atividades econômicas geram riquezas de tal forma que, não por meio de impostos, mas do princípio do poluidor-pagador, possamos investir recursos no meio ambiente, na proteção e na recuperação”, ressalta o secretário Artur Lemos Júnior.

A qualificação das UCs administradas pela Sema é uma das prioridades desta gestão, gerando melhorias, incentivando a proteção ambiental e a pesquisa.  Para conhecer mais sobre as Unidades Estaduais de Conservação, clique aqui. 

Texto: Laura Maria e Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura