Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Estado sedia encontro da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

Publicação:

Governador Ranolfo recepcionou representantes da Abema, no Palácio Piratini
Governador Ranolfo recepcionou representantes da Abema, no Palácio Piratini. - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo do Estado é o anfitrião da 109ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O encontro realizado no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (3/8), foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e reuniu secretários estaduais de Meio Ambiente, além de presidentes de fundações e de autarquias. O grupo segue no Rio Grande do Sul até domingo (7/8), para discutir o tema e fazer visitas técnicas na capital e pelo interior.

Os representantes da Abema foram recepcionados pelo governador Ranolfo Vieira Júnior e pela secretária da Sema, Marjorie Kauffmann. “É uma ótima oportunidade para promover o diálogo sobre esse tema tão relevante. Durante esse período, faremos visitas técnicas a regiões representativas, como os cânions e o geoparque, em nosso Estado, com o acompanhamento de técnicos da nossa pasta e Fepam”, afirmou a Marjorie.

Conforme a presidente da associação, Mauren Lazzaretti, o evento permite compartilhar desafios, experiências e boas práticas voltadas ao meio mAmbiente. “É um momento que nos traz conhecimento e aprimoramento. Além disso, gera um espírito de integração entre os órgãos, que só ajuda a fortalecer a gestão ambiental entre os estados brasileiros”, declarou.

As agendas pelo interior do Estado se iniciam na quinta-feira (4/8), com visitas técnicas nos municípios de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Cambará do Sul, Torres e Osório.

Abema

É uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos. Legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e Distrito Federal. A Abema reúne as 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas.

Texto: Lucas Barroso e Ascom Sema
Edição: Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura