Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

PPP da Corsan é apresentada a investidores chineses em Pequim

Publicação:

Em visita à China, Sema e Corsan apresentam PPP a ivestidores em Pequim. Foto: Corsan
Em visita à China, Sema e Corsan apresentam PPP a ivestidores em Pequim. Foto: Corsan

O Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Artur Lemos Júnior, e o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Roberto Barbuti, desembarcam essa semana em Pequim, capital da China, para uma importante missão: apresentar a investidores internacionais o potencial econômico do Rio Grande do Sul e o projeto de parceria público-privada (PPP).

“A gente sabe que o êxito da PPP da Corsan passa por uma ampla concorrência e é essa atuação que nós vamos buscar na China, empresas chinesas interessadas em participar desse certame que é muito importante para o nosso desenvolvimento, para universalizarmos o saneamento na região metropolitana de Porto Alegre”, garantiu o secretário.

Serão dois dias intensos de reuniões com seis empresas do ramo de saneamento e de outros setores, entre elas a Gezhouba Group, China Railway e Power China. A ideia é ampliar o número de participantes na concorrência, trazendo interessados de outro lado do globo. 

Para o secretário Artur, é o momento de apresentar a PPP, mas também de mostrar outras potencialidades que o Rio Grande do Sul tem para o desenvolvimento como um todo.  “Além da PPP da Corsan, temos para o ano que vem a privatização da CEEE, a privatização da CRM e da Sulgás, assim como temos as concessões de rodovias, o interesse nas concessões de portos e hidrovias. Então o Rio Grande do Sul tem um leque muito grande e ele tem que se apresentar para o mundo, ampliar a disputa, ampliar o interesse e isso vem sempre em benefício do cidadão gaúcho, que esse é o nosso objetivo primeiro”, diz.

O edital de licitação da PPP da Corsan foi lançado no dia 16/08 em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e já foi apresentado ao mercado de investidores brasileiros na sede da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em São Paulo. 

A intenção da proposta é acelerar a universalização dos serviços de coleta e de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de Porto Alegre, com meta de elevar a cobertura para 87,3% em até 11 anos. 

O presidente da Corsan, Roberto Barbuti, destaca que a Companhia está trabalhando em novas PPPs e daí a importância de atrair investidores, "isso se aplica também a países como a China que têm muito capital disponível e know-how de infraestrutura", ressalta.

A PPP abrange as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.  Ao longo dos 35 anos de contrato, o valor do investimento projetado para o parceiro privado é de R$ 1,8 bilhão.

texto: Vanessa Trindade
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura