Em ação conjunta, Fepam, Sema e Ministério Público fiscalizam praias do litoral norte

Na imagem estão sete pessoas paradas em frente a um ônibus itinerante, pousando para a foto e sorrindo.
Ação conjunta reuniu equipe da Sema, Fepam e Ministério Público - Foto: Divulgação Ministério Público

A equipe técnica do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado de Tramandaí participou nesta sexta-feira (21/02) de uma ação conjunta com Ministério Público Estadual (MP). Foram realizadas vistorias nas placas do projeto Balneabilidade e na Estação de Tratamento de Esgoto São Jorge da Corsan, na cidade de Capão da Canoa.

De acordo com a engenheira florestal responsável pelo Balcão, Caroline Moura, a equipe iniciou o trabalho verificando as placas de balneabilidade, já que a instalação e manutenção são de responsabilidade da prefeitura. As placas identificam os pontos de coleta e levam o adesivo de próprio ou impróprio, de acordo com o resultado da análise da qualidade da água. Em Capão da Canoa, elas estavam regularizadas.

Seguindo a demanda do Ministério Público, a equipe acompanhou uma vistoria na Estação de Tratamento da Corsan São Jorge, licenciada pela Fepam.

A operação, realizada pela manhã, foi acompanhada pela área de geologia e engenharia florestal do Balcão com objetivo de dar suporte técnico ao MP. O Balcão de Licenciamento Ambiental de Tramandaí atua em 25 cidades do litoral norte atendendo demandas de licenciamento, fiscalização e monitoramento.

Balcões Ambientais Unificados

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental mantêm unidades de atendimento por regiões, que são os Balcões Ambientais Unificados. As equipes e rotinas dos dois órgãos foram reestruturadas e integradas, de forma a tornar o trabalho mais eficiente. Outras informações sobre os Balcões Unificados podem ser acessadas neste link.