Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Consema abre consulta pública sobre regularização de imóveis rurais

A consulta pública ficará disponível até 12 de outubro.

Publicação:

consulta pública
-
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) abriu, nesta segunda-feira (3/10), a consulta pública da resolução que dispõe sobre a regularização de residências construídas em áreas rurais consolidadas no Rio Grande do Sul. O objetivo desta resolução é a adequação ambiental das propriedades rurais conforme a legislação vigente, aliando o uso da terra à preservação dos recursos naturais.

A resolução do Consema prevê o ajustamento desses imóveis com base no Código Florestal e outros instrumentos jurídicos sobre a matéria. Conforme a lei, área rural consolidada é uma área de imóvel rural com ocupação humana preexistente a 22 de julho de 2008, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris.

Nos moldes do Código Florestal, a deliberação do Consema admite a manutenção de residências e da infraestrutura associada às atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo rural, inclusive o acesso a essas atividades, desde que não estejam em área que ofereça risco à vida ou à integridade física das pessoas.

Além disso, a resolução prevê a possibilidade de regularização de residências unifamiliares que tenham sido construídas às margens de cursos d’água natural após 22 de julho 2008 e até a data de sua publicação. Essas residências devem estar localizadas em áreas rurais consolidadas, dentre outros requisitos.

A minuta da resolução foi aprovada na Câmara Técnica Permanente de Gestão Compartilhada Estado-municípios do Consema. A consulta pública ficará disponível até 12 de outubro.

Para acessar o documento e enviar sugestões, clique aqui.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura