Comitiva da Secretaria do Meio Ambiente e da Fepam visita central hidrelétrica na serra

PCH abriga um Centro de Educação Ambiental aberto à visitação. Foto: Xaene Pereira/Ascom Sema

Uma equipe técnica de servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) fez uma visita à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula, nesta terça-feira (10/12). O objetivo da incursão foi conhecer o empreendimento, suas potencialidades e as ações de educação ambiental desenvolvidas.

Construído junto ao Rio Lajeado Grande, o empreendimento opera desde 2016. Com um investimento de R$ 34 milhões, tem potência instalada de 9100 quilowatts, capaz de produzir energia limpa para 30 mil pessoas. Durante sua implantação, gerou cerca de 120 empregos.

Além de gerar energia, a PCH abriga um Centro de Educação Ambiental (CEA), aberto à visitação. Alunos de escolas próximas, assim como estudantes de graduação e pós-graduação da região são beneficiados.

O CEA é responsável pelo desenvolvimento de programas ambientais, como o Programa de Recuperação de Áreas Degradas e Controle de Processos Erosivos, Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Programa de qualidade de Água e Monitoramento de Plantas Aquáticas, Programa de Monitoramento Hidrológico, Programa de Conservação da Área de Preservação Permanente e o Programa de Controle e Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras.

Construído junto ao Rio Lajeado Grande, o empreendimento opera desde 2016. Foto: Xaene Pereira/Ascom Sema

Para Lilian Zenker, coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, “a educação ambiental dentro de uma estrutura de hidrelétrica é muito importante por oportunizar  educadores a trabalharem questões como qualidade e quantidade da água, produção e consumo de energia, além de quantificar isso ambientalmente e socialmente”. Para Lilian, existem diversas possibilidades de se trabalhar a fauna e a flora existentes na PCH, levando isso para dentro da sala de aula.

Segundo o diretor da Consultoria Ambiental Geocenter, Júlio Moretti Gross, o Grupo Cazuza Ferreira - constituído através da sociedade entre as empresas Certel, Coprel e Geocenter-, cultiva a troca de experiências. “O espírito do cooperativismo é a razão para o empenho em atrair pessoas a conhecerem a PCH, desmistificando questões como o conceito de uma hidroelétrica, diretamente ligado a educação ambiental”, afirma.

Além de Lilian, participaram da visita o diretor técnico da Fepam, Renato Chagas e Assis Tadeu Barbosa Velho, assessor do gabinete da Sema.

Texto: Xaene Pereira
Edição: Vanessa Trindade