Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí

Boletim Estiagem Gravatai
Boletim Estiagem Gravatai

O Rio Grande do Sul está passando por um período de estiagem desde meados de Dezembro de 2019. A condição é mais grave em bacias com maior vulnerabilidade , dentre elas está a bacia do Gravataí. No rio Gravataí a condição de pouca chuva, predominância de vento nordeste e temperaturas elevadas ocasionou o comprometimento da disponibilidade hídrica, demandando ações de gestão e regulação por parte da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. 

De acordo com o  Art. 1º da Portaria SEMA n°20 de 07 de fevereiro de 2020, ficam suspensas, pelo período que for necessário, as captações diretas de água no Rio Gravataí à montante da captação da CORSAN do município de Alvorada para finalidade distinta ao abastecimento da população humana.

A condição de alerta na estação Corsan Alvorada se configura com leituras abaixo de 1,60m. Nessa condição as captações devem ser feitas em regime intermitente. Abaixo de 1,30m, a condição passa a ser considerada crítica e passa a vigorar o regime de suspensão das captações.

A condição de alerta na estação Corsan Gravataí se configura com leituras abaixo de 0,60m. Nessa condição as captações devem ser feitas em regime intermitente. Abaixo de 0,50m , a condição passa a ser considerada crítica e passa a vigorar o regime de suspensão das captações.

Em atendimento ao parágrafo quarto da referida resolução, diariamente serão atualizadas as medições nos dois pontos de referência de modo a divulgar com transparência a condição de criticidade do rio Gravataí.

Boletim Especial Gravataí 22/02
Boletim Especial Gravataí 22/02 - Foto: Responsabilidade técnica:: Lucas Giacomelli Arte: Fernando Moraes
ORIENTAÇÕES PARA CAPTAÇÕES DIRETAS DE ÁGUA NO RIO GRAVATAÍ
ORIENTAÇÕES PARA CAPTAÇÕES DIRETAS DE ÁGUA NO RIO GRAVATAÍ
Mapa Rio Gravatai Portaria 20 2020
Mapa Rio Gravatai Portaria 20 2020

Mapa em melhor resolução

DENÚNCIAS:

Em caso de constatação de captações irregulares (sem outorga) ou de captações no trecho do Rio Gravataí objeto da Portaria SEMA Nº 20/2020 em dias em que as captações estão suspensas, você pode fazer uma DENÚNCIA.

Existem 3 meios de fazer denúncia:

  • Ligue através do telefone

0800-0312146

  • Mande e-mail para

denuncia@fepam.rs.gov.br

  • Preencha o formulário eletrônico através do link a seguir:

http://ww3.fepam.rs.gov.br/servicos/envia_mail/orientacoes.asp

É ESSENCIAL QUE A DENÚNCIA APRESENTE INFORMAÇÕES MÍNIMAS QUE POSSIBILITEM A SUA VERIFICAÇÃO, PELO MENOS COM ORITENTAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO. SOMENTE SERÃO FISCALIZADAS DENÚNCIAS QUE APRESENTEM SUBSÍDIOS SUFICIENTES PARA SUA APURAÇÃO.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura