Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Temporais devem atingir parte do RS

Publicação:

Sala de Situação Sema
Sala de Situação Sema

Aviso meteorológico divulgado pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) alerta para a possibilidade de altos volumes de chuva, rajadas de vento localmente fortes e granizo.

Conforme o boletim, áreas de instabilidade que atuam na Argentina devem começar a avançar durante a noite de hoje (12) pelas fronteiras do Estado.

Amanhã, terça-feira (13) as instabilidades avançam ao longo do dia e podem provocar chuvas fortes e temporais isolados desde o oeste/noroeste até parte do centro e sul. Depois, elas seguem avançando rumo à capital e ao norte entre o final da terça e a quarta-feira.

Na região metropolitana de Porto Alegre, as pancadas podem ser fortes, mas o risco maior fica para as áreas do noroeste como os arredores de São Borja, do oeste: Uruguaiana, Itaqui até Quaraí. Parte da campanha, sobretudo entre Rosário do Sul até Cacequi e logo em seguida se deslocando até outros municípios como as proximidades de Bagé.

No sul do Estado a áreas de maior risco ficam no extremo sul, mas também podemos ter temporais isolados entre São Lourenço e Pelotas e áreas do litoral. Os temporais avançam de forma isolada, mas outros municípios também podem receber fortes pancadas de chuva e temporais.

O padrão irregular das precipitações não gera problemas de déficit hídrico em nenhuma região do Estado porque os eventos de chuva ora atingem uma região ora atingem outra e com isso, na média, os volumes tem sido positivos em todo o Rio Grande do Sul.

O comportamento das temperaturas está dentro do esperado, com grande amplitude térmica compatível com a época do ano e agora com padrões de tarde mais quentes típicas da estação.

Na quarta-feira (14), as chuvas mais fortes e os temporais devem se concentrar na metade norte do Estado. Na metade sul ainda chove, mas no decorrer do dia a nebulosidade vai perdendo força e dando lugar a uma nova massa de ar seco, empurrada pelos ventos do quadrante sul.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura