Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

SIGBIO/RS

SIGBIO
SIGBIO

SIGBIO/RS

ACESSE AQUI.

Sema lança o Sistema de Informação Geográfica sobre a Biodiversidade

     A secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) está colocando à disposição de toda sociedade uma ferramenta inédita no Estado. Trata-se de um visualizador de dados da biodiversidade do Rio Grande do Sul. O Sistema de Informação Geográfica sobre a Biodiversidade (SIGBio) reúne informações de diversas fontes, dentre elas, indicadores da biodiversidade avaliados através do Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do RS (RSBiomonitora) e as coleções da Fundação Zoobotânica (FZB). O SIGBio foi desenvolvido através do Projeto RS Biodiversidade – Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul sob coordenação da Sema, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam),a Fundação Zoobotância e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater), com recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF), por meio do Banco Mundial (BID). 

      O SIGBio é uma a nova plataforma digital que permite explorar a base de dados espaciais e conhecer os ecossistemas e suas espécies associadas, que é de extrema importância para a conservação da biodiversidade. O monitoramento da biodiversidade é um dos instrumentos fundamentais para avaliar as políticas de desenvolvimento. No SIGBio-RS qualquer pessoa pode realizar sua própria pesquisa escolhendo os indicadores disponíveis.

      O SIGBio vai atuar como ferramenta para o planejamento e gerenciamento das ações voltadas à conservação da biodiversidade. Assim, é composta por um banco de dados com um conjunto de informações relacionado à biodiversidade e o meio ambiente natural (menu Camadas); com informações georreferenciadas de ocorrências de espécies que permite a espacialização dos registros de ocorrência de indivíduos animais ou vegetais (menu Espécie); e indicadores de biodiversidade (menu Indicadores).

     A ferramenta de consulta por espécies permite realizar uma série de buscas por registros de ocorrência de espécies da biota do Rio Grande do Sul. Estão disponibilizados os dados do acervo do Museu de Ciências Naturais (MCN) e das coleções vivas do Jardim Botânico, o Sistema LIVE, utilizado na atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção no RS; e os registros de espécies exóticas mantidos pelo Instituto Hórus. Além destas fontes de dados de instituições reconhecidas, o SIGBio possui ferramenta para o cadastro de novos registros.

     O módulo indicadores, por sua vez, apresenta alguns indicadores obtidos através do levantamento de dados ambientais em sistemas de informações institucionais, gerando informações em arquivos shapefile de indicadores previstos no Sistema de Monitoramento da Biodiversidade, instituído oficialmente pelo Decreto Estadual n° 52096/2014 (RS BIOMONITORA), um instrumento oficial para avaliação periódica do estado de conservação da biodiversidade no Estado.

Este manual apresenta o passo-a-passo para visualização, consulta e análise de dados geoespaciais de biodiversidade do Rio Grande do Sul que estão disponíveis no SIGBio-RS.

Acesse aqui o Manual SIGBIO/RS

Para dúvidas e sugestões, entre em contato conosco. Somos gratos pela sua contribuição!

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura/RS 
Departamento de Biodiversidade 
Av. Borges de Medeiros, 261, 11º andar 
CEP: 90020-021 - Porto Alegre - RS 
Tel.: (51) 3288-8172/8173 
E-mail: sigbio@sema.rs.gov.br

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura