Sema terá papel de destaque no Fórum Mundial da Água

Design sem nome (12)
8º Fórum Mundial da Água

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento (Sema) terá papel de destaque na 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Durante o evento, a pasta será responsável por coordenar um painel sobre mudanças climáticas e participará de mesa de debate sobre uso sustentável dos recursos hídricos. Pela primeira vez na América Latina, o fórum acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília. Cerca de 30 mil pessoas do mundo inteiro são aguardadas no encontro.

Organizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), a programação do evento foi elaborada com base em critérios de diversidade. Há um equilíbrio entre palestrantes homens e mulheres, que possuem diferentes faixas-etárias e são oriundos de países de todos os continentes. Os debates serão divididos em quatro eixos: temático, político, regional e sustentável.

Compondo as atividades do eixo temático, o painel "Abordando os riscos hidro-climáticos de comunidades vulneráveis em um nível subnacional" será realizado no dia 20 de março, a partir das 11h, sob coordenação da Sema. O objetivo é debater políticas e estratégias para reduzir o risco de desastres provocados pelos efeitos das mudanças climáticas.

A mesa contará com a participação do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles. Ele irá apresentar as ações que o Rio Grande do Sul tem desenvolvido para amenizar os prejuízos de enchentes e estiagens. "O aumento da temperatura global vem alterando a distribuição das chuvas, resultando em inundações mais frequentes e períodos de estiagem mais severos. O governo do RS, por meio da Sema, tem trabalhado para firmar parcerias, captar recursos e realizar políticas públicas que prevejam ações de mitigação aos efeitos causados pelo aquecimento do planeta", explica Meirelles.

Entre as principais medidas adotadas pela Sema, destaca-se a iniciativa RegionsAdapt. Desde 2016, o Estado coordena um grupo de trabalho de gestão de recursos hídricos, formado por mais de 20 estados ou províncias. Criado na COP 21 e assinado por mais de 60 governos regionais, o programa tem o objetivo de armazenar informações, permitir a troca de experiências e qualificar as ações de adaptação às mudanças de temperatura.

O outro painel que contará com a participação do Rio Grande do Sul acontecerá no eixo político. Com o tema "Gestão Integrada de Água Doce para Sustentar a Humanidade e o Meio ambiente: abordando os desafios socioeconômicos e científicos", a mesa contará com representantes gaúchos, da Província de Shiga (Japão), do Estado de Michigan (EUA) e do Distrito Federal, além de autoridades da Fundação Internacional do Comitê de Ambientes Lacustres.