Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema regulariza primeira área no Parque Estadual do Ibitiriá

Publicação:

Ibitiriá   Denise   abril 2010 (35)
Ibitiriá Denise abril 2010 (35)

A Divisão de Unidades de Conservação do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável adquiriu a primeira área do Parque Estadual do Ibitiriá. O Parque, criado em 1975 com o objetivo de proteger ecossistemas e parte da mata ciliar do rio Ibitiriá, abrange campos e matas com araucária, característicos da região dos Campos de Cima da Serra.

A área regularizada, de 91,93 hectares está localizada no município de Bom Jesus, embora a unidade de conservação ambiental também tenha parte de sua sede no município vizinho de Vacaria.

A secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann explica que a regularização foi possível através de conversão de Reposição Florestal Obrigatória em doação ao Estado de área em Unidade de Conservação pendente de regularização fundiária. Ou seja, o Estado recebeu em doação a área como contrapartida equivalente substituindo o plantio de novas mudas pelo empreendedor.

Acrescenta que há previsão de regularização de novas áreas na mesma unidade. O processo agora finalizado teve início em 2013 e representa importante avanço diante das dificuldades de tramitação destas regularizações.

 

 

 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura