Sema realiza conferência sobre mudanças climáticas

convite mc (1)

A possibilidade de implantação de uma rede de monitoramento hidrometeorológico integrada entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai poderá ser importante ferramenta de gestão de risco de desastres e de adaptação às mudanças climáticas. Este é um dos assuntos que será debatido nos próximos dias 27 e 28 de junho quando a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizará a Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt - integração multi-institucional na adaptação às mudanças climáticas.
Sob o título “Em busca de uma rede platina de monitoramento hidrometeorológico”, o painel de abertura do evento debaterá a capacidade de integração entre os diferentes níveis governamentais no sentido de unir esforços para a criação de uma rede unificada entre os países.
As mudanças climáticas vêm sendo discutida mundialmente tendo em vista que os impactos das alterações, sobretudo na ocorrência de inundações e estiagens, afetam em uma escala regional ou local a integração multi institucional, tornando necessário o planejamento das ações de adaptação. Neste contexto foi criado durante a COP 21, em Paris, o RegionsAdapt, que é uma iniciativa global entre governos que pretende estabelecer a cooperação entre as regiões-membro para o intercâmbio de experiências e boas práticas no âmbito de ações de adaptações e desafios frente às mudanças do clima.
O Rio Grande do Sul é um dos membros fundadores da RegionsAdapt e coordenador do Grupo de Trabalho de Recursos Hídricos e Gestão. Desde que ingressou na iniciativa, o Estado elaborou um Plano de Trabalho e vêm implementando uma série de projetos de adaptação às mudanças climáticas. O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria, Fernando Meirelles explica que diante do envolvimento do Rio Grande do Sul no RegionsAdapt e dos desafios comuns relacionados à adaptação climática que os países do Cone Sul enfrentam, a Conferência se propõe a discutir e melhorar a gestão dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas. O evento visa, portanto, aumentar a eficácia das políticas públicas no campo da adaptação, promovendo uma melhor coordenação entre os países, os diferentes níveis de governo e a comunidade científica.
Local do evento:
Everest Porto Alegre Hotel
Rua Duque de Caxias, 1357
Centro Histórico - Porto Alegre - RS

Organização:
Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Network of Regional Governments for Sustainable Development (nrg4SD)

Apoio:
8th World Water Forum