Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema realiza apreensão de pássaros silvestres em Porto Alegre

Publicação:

Pássaros silvestres apreendidos na Zona Norte de Porto Alegre
Pássaros silvestres apreendidos na Zona Norte de Porto Alegre

Fiscais do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) apreenderam 49 aves mantidas ilegalmente em cativeiro, localizado em bairro nobre da Zona Norte de Porto Alegre. Conforme relatos dos técnicos da Sema, os pássaros eram mantidos em más condições e apresentavam comportamento selvagem, o que evidencia captura recente. No local, foram encontrados também alçapões para a apreensão e caixas para transporte de aves.

Segundo a bióloga da equipe de fiscalização, Luciana Gomes, os materiais encontrados são fortes indícios de tráfico de animais silvestres. A pessoa identificada como responsável pelo cativeiro será autuada e responsabilizada nas esferas cível, criminal e administrativa. A operação foi realizada no dia 6 de dezembro e contou com o apoio do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (Patram).

De acordo com Luciana, os animais pertenciam a 12 espécies diferentes, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Entre os pássarios apreendidos, estão espécies como o azulão (Cyanoloxia brissonii), o trinca-ferro (Saltator similis) e o curió (Sporophila angolensis). Os pássaros em boas condições foram libertados em área de campos na região de Arroio dos Ratos e em fragmento de mata atlântica próximo a Osório, de acordo com o habitat natural mais adequado. As aves sem condições de soltura foram encaminhadas ao centro de triagem de animais silvestres do Ibama, para reabilitação.

Luciana alerta que a criação de animais silvestres somente é possível com a autorização do órgão ambiental competente. "Qualquer atividade em desconformidade é tratada como crime contra a fauna", alerta a bióloga. Para denúncias, preencha o formulário disponível no link: http://www.fepam.rs.gov.br/servicos/envia_mail/orientacoes.asp

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura