Sema promove evento para comunidade escolar sobre unidades de conservação

Rede Seiva

Quatro unidades de conservação do Rio Grande do Sul reuniram-se para organizar o 1º Encontro da Rede Seiva. Promovido pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o evento será realizado no dia 2 de dezembro, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula. O encontro visa promover uma reflexão sobre a relação entre as áreas protegidas e as comunidades escolares. A atividade contará com a participação especial dos professores Dr. Marcos Reigota, da Universidade de Sorocaba, e Dra. Isabel Cristina de Moura Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com o tema "Educação Ambiental em Unidades de Conservação", o programa Rede Seiva carrega no seu nome os princípios do projeto: Socialização, Educação, Identidade, Vida e Ambiente. A ideia surgiu no ano passado e começou a funcionar em janeiro de 2017. Ao longo do ano, foram realizadas sete oficinas que contaram com a participação de 16 professores de oito escolas públicas da região. De acordo com a gestora do Parque Estadual de Tainhas, Ketulyn Füster, o intuito é difundir a importância da preservação do meio ambiente em sala de aula. "O Seiva é um projeto que aproxima a comunidade escolar das unidades de conservação e oferece subsídios para os professores trabalharem a temática ambiental dentro das escolas", explica Ketulyn.

Participam do projeto as seguintes unidades de conservação: Parque Estadual do Tainhas, Estação Ecológica Estadual Aratinga, Reserva Biológica Mata Paludosa e Área de Proteção Ambiental Rota do Sol. "Esta parceria entre estas quatro unidades fortaleceu a gestão ambiental em nível regional", acrescenta a técnica ambiental.

O 1º Encontro da Rede Seiva é destinado para professores, estudantes e pesquisadores da área. As vagas são limitadas. Interessados devem realizar inscrição pelo site: https://is.gd/bJrnRq. Para mais informações, entrar em contato pelo fone (54) 3244.1710.