Sema projeta cenário positivo do setor energético no Estado pós-pandemia

Secretário Artur em live no Instagram do Sindienergia
Secretário Artur em live no Instagram do Sindienergia - Foto: Bárbara Corrêa

Na tarde desta quarta-feira (27/05), o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, participou de uma transmissão ao vivo promovida pelo Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia). A live, conduzida pelo presidente da entidade, Guilherme Sari, debateu questões relacionadas ao uso de energias limpas nos planos de crescimento econômico.

Sari reconheceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o cenário atual obrigou os empreendedores a repensarem seus modelos de negócios e, da mesma forma, o setor público.

O secretário enalteceu o trabalho dos técnicos dos órgãos reguladores e destacou as atividades que foram aprimoradas no decorrer do processo. “Importante olhar para as melhorias que o coronavírus nos forçou a antecipar. Esses desafios acabaram virando aliados em ações que já estavam previstas, como o home office e a otimização de processos internos”, explica.

Para Artur, o cenário pós-pandemia será positivo, principalmente para o segmento de energia. Ele apontou como exemplos a realização de um novo leilão de linhas de transmissão, a criação de um programa para incentivar projetos de energias renováveis, além das privatizações.

O presidente do Sindienergia perguntou sobre a integração das pastas Meio Ambiente e Infraestrutura. Conforme Artur, as duas áreas estão totalmente conectadas e precisam andar alinhadas para obter avanços. “Não adianta planejar ações de infraestrutura e acreditar que estejam dissociadas do meio ambiente. É preciso manter o equilíbrio entre as duas frentes. Saneamento e energia, por exemplo, precisam ser pensados a partir de seus impactos e melhorias ao ecossistema. Por isso que é preciso desenvolver para proteger”, concluiu.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade