Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema participa do lançamento da Semana Estadual da Água

Publicação:

IMG 6535
IMG 6535

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini representou hoje (14) o governador José Ivo Sartori no evento de lançamento da XXIV Semana Interamericana e XVII Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul que acontecerá de 30 de setembro a 7 de outubro. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS).

A temática desta edição é "Água Segura = Vida Saudável - Reservatórios limpos, água protegida". A programação contemplará ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir sua potabilidade para o consumo humano, promovendo uma vida com mais saúde.

A Semana da Água no Rio Grande do Sul é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e tem reconhecimento internacional. É um período de encontro, reflexão e avaliação, destinado a lembrar a importância da água para o desenvolvimento econômico e social e a incentivar a cooperação das pessoas no sentido de tornar sustentável o planeta Terra. Durante o evento serão realizadas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais em todo o Estado.

Em sua manifestação, a secretária Ana Pellini destacou algumas ações desenvolvidas pela Sema e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para melhorar a qualidade da água no Estado. Entre elas citou a ampliação da rede de monitoramento da qualidade da água dos rios, lagos e lagoas em parceria Agência Nacional de Água (ANA), através de capacitação, recursos e equipamentos. Pelo Programa Qualiágua hoje são monitorados 123 pontos. A partir de 2018 a abrangência será ampliada e a rede passará a contar com 154 pontos de monitoramento. Ana Pellini destacou ainda os incentivos dos órgãos ambientais para a preservação da mata ciliar, que contribui para a conservação dos recursos hídricos.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura