Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema participa do Fórum Água é Vida

Publicação:

GUAÍBA   GUAÍBA SEDIA IV FÓRUM ÁGUA É VIDA, NO PRÓXIMO DIA 25 DE JULHO   Cópia
GUAÍBA GUAÍBA SEDIA IV FÓRUM ÁGUA É VIDA, NO PRÓXIMO DIA 25 DE JULHO Cópia


O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) será palestrante no IV Fórum Água é Vida, do projeto RS Sustentável promovido pela Rede Pampa que se realiza amanhã (25) na Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura do município de Guaíba.
Em sua palestra, Fernando Meirelles apresentará as principais ações desenvolvidas pela Secretaria e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visando a preservação da qualidade da água no Estado. Entre elas estão a criação da Sala de Situação, que possibilita o monitoramento dos rios em tempo real, com a incorporação de dados de estações públicas federais e estaduais e dos empreendimentos particulares de geração de energia elétrica, o que permite a utilização de dados de cerca de 200 estações em tempo real; a unificação dos sistemas de outorga e de licenciamento ambiental, que permitirá realizar a avaliação do efeito dos lançamentos de efluentes tratados na qualidade das águas de forma sistêmica; a atualização das resoluções do CONSEMA/CRH sobre qualidade de água e lançamento de efluentes para possibilitar o licenciamento das estações de tratamento de esgotos (ainda em andamento); a retomada da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, pensando na conscientização das pessoas sobre a sustentabilidade ambiental atual e para as gerações futuras.
A secretaria também vem apoiando o funcionamento dos 25 comitês de gerenciamento de bacias hidrográficas, bem como a conclusão dos planos de bacia dos rios Santa Maria, Baixo Jacuí e Camaquã e a contratação da conclusão do plano da bacia do rio Tramandaí, totalizando nove comitês com planos de ações para a recuperação da qualidade de água nas principais bacias do Estado.
Realizou ainda a preparação da licitação dos planos de bacia da Lagoa Mirim - Canal de São Gonçalo, Butuí - Icamaquã e a conclusão dos planos da bacia do rio Ibicuí e Taquari - Antas ainda para 2017 e a realização com recursos técnicos próprios de mais três planos de bacia: Mampituba, Litoral Médio e Negro, que iniciam no próximo mês.
Outra providência foi a destinação de recursos do Fundo de Recursos Hídricos para as secretarias de Desenvolvimento Rural e de Obras realizarem a perfuração de poços e implantação de redes de distribuição de águas em localidades rurais.
Além da parceria com a Província de Shiga no Japão para a despoluição do sistema lagunar norte.
Já a Fepam retomou a rede de monitoramento de qualidade da água, através do programa Qualiágua, com 56 pontos na região do Guaíba e litoral em 2016, chegando a 192 pontos em todo o Estado até 2018. Essa rede estava paralisada desde 2013.
O governador José Ivo Sartori estará na abertura do evento que tem como tema central “Água tratada e mananciais hídricos, fundamentais no desenvolvimento sustentável.”

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura