Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema participa do 1º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso, em Santa Maria

Publicação:

O diretor de Biodiversidade, Diego Pereira representou a Sema na mesa de abertura.
O diretor de Biodiversidade, Diego Pereira representou a Sema na mesa de abertura. - Foto: organização Simpósio Gaúcho de Trilhas

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) esteve presente no 1º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso, que ocorreu no último final de semana, de 17 a 19 de junho de 2022, em Santa Maria. Segundo a organização, o evento contou com a presença de mais de 300 participantes, 60 municípios, representantes de seis estados e de mais de 30 empresas.

O diretor de Biodiversidade, Diego Pereira representou a Sema na mesa de abertura. Também participaram os integrantes da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RBTLC), da Trilha Cassino à Barra do Chuí, do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, das Araucárias, e dos Morros de Porto Alegre - organizadores do evento. A abertura contou ainda com a presença das prefeituras de Itaara e de Santa Maria, das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Desporto, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Emater.

A secretária Marjorie Kauffmann, que deu as boas vindas aos participantes por vídeo, reforçou que “os caminhos de longo curso já se mostraram como uma importante ferramenta para a conservação da natureza, conectando unidades de conservação e formando corredores ecológicos. Mas, mas além disso, se mostraram como um importante meio de desenvolvimento local e regional, gerando renda e lazer para a sociedade”.

No decorrer dos dias ocorreram palestras, oficinas, relatos de experiências, workshop e reuniões para debater os pilares de emprego e renda, recreação, lazer e conservação. O evento contou com mais de 20 palestrantes de todo o Brasil, que compartilharam temas de mínimo impacto ambiental, normas da ABNT, cicloturismo, marketing, desenvolvimento de mapas, governança, empreendedorismo, entre outros.

Além da programação, foi assinado um Acordo de Intenções para a criação do Programa Estadual de Trilhas, que envolverá a Sema e a Secretaria de Turismo RS. O objetivo é promover a conservação da biodiversidade, a geração de emprego e renda, bem como o incentivo ao lazer e recreação por meio da criação de trilhas de longo curso.

Texto: Ascom Sema/Fepam

Colaboração: Simpósio Gaúcho de Trilhas

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura