Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

SEMA participa de encontro da Alianza del Pastizal

Publicação:

SEMA participa de encontro da Alianza del Pastizal
SEMA participa de encontro da Alianza del Pastizal

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) participa de encontro da Alianza del Pastizal. Promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a BirdLife International/SAVE Brasil, o encontro está sendo realizado entre os dias 22 e 24 de março em Porto Alegre. O evento tem como foco a análise conjunta entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai dos mecanismos que possibilitam integrar a produção agropecuária com a conservação da biodiversidade no Pampa.

Representando a Sema, a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann disse, na cerimônia de abertura, que a preservação do pampa gaúcho
também depende de iniciativas como esta que integram a preservação ambiental com a possibilidade de manutenção e incremento da renda dos produtores rurais.

Criada em 2006 com a finalidade de integrar a produção rural com a conservação da biodiversidade no bioma Pampa, a Alianza del Pastizal atualmente se desenvolve no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, contando com mais de 40 organizações que compartilham o objetivo de conservar os campos naturais do Cone Sul, entre indústrias, sindicatos rurais, instituições de pesquisa e associações de produtores rurais.
Dentre as atividades da Alianza está o desenvolvimento de um selo ambiental que certifica a qualidade da carne produzida em condições compatíveis com a conservação dos campos nativos. No Rio Grande do Sul, o programa é desenvolvido com 120 propriedades certificadas, o que corresponde a 88 mil hectares de campos nativos conservados. Alguns produtos com este selo já podem ser adquiridos em uma grande rede de supermercados no Estado.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura