Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema orienta uso de fogo em campos nativos

Publicação:

cartaz (1)
cartaz (1)

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está presente na 1ª Roda de Conversa sobre Propriedade Legal que se realiza hoje (24) no município de São Francisco de Paula. A Sema prestará esclarecimentos sobre obtenção de licença para uso do fogo na renovação de pastagem em campo nativo.
A atividade de queima controlada de campo nativo em área não mecanizável é uma prática de manejo licenciável, desde que justificada e aplicada em áreas estritamente pastoris e com a finalidade da renovação.

O emprego do fogo sobre vegetação nativa herbácea campestre é prática tradicional na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, mas que pode causar impactos agravantes ao meio ambiente.
No entanto, estes impactos podem ser minimizados, ou tolerados, se a prática for bem empregada já que os campos nativos convivem milenarmente com as queimadas, conjuntamente com o pastoreio.

Além disto, maiores benefícios são alcançados quando a prática é aplicada em poucos hectares, com rotação de áreas, evitando que as mesmas sejam queimadas todos os anos.

O monitoramento das áreas licenciadas é realizado pela análise de imagens de satélite, com metodologia desenvolvida por pesquisadores da UERGS, campus de São Francisco de Paula, através do Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (GANECO), que mantém Termo de Cooperação Técnica  com a Secretaria.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura