Sema integra grupo de trabalho para criação do conselho consultivo do Parque Natural Municipal da Ronda

IMG 9757 (1)

A técnica ambiental Ketulyn Füster Marques foi convidada, como representante da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) através da Estação Ecológica Estadual Aratinga, a integrar grupo de trabalho para criação do conselho consultivo do Parque Natural Municipal da Ronda, em São Francisco de Paula.
Também integram o grupo coordenado pela Secretaria Municipal de Proteção Ambiental, representantes da Emater, UERGS e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula.
O Parque Natural Municipal da Ronda foi criado por lei municipal em 2007 e está cadastrado no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). Possui pouco mais de 1.400 hectares e está localizado na Bacia Hidrográfica do rio dos Sinos, situado no Bioma Mata Atlântica abrangendo áreas de floresta ombrófila mista, floresta estacional semi-decidual e estepe gramíneo-lenhosa.
O Parque já possui Estudo Fundiário e Plano de Manejo, sendo que a formação do conselho gestor faz parte dos esforços do poder público municipal para efetivação desta unidade como espaço de conservação da biodiversidade, manutenção dos recursos hídricos e locais de turismo e lazer.
A bióloga Ketulyn Marques destaca que além de fortalecer o Sistema Estadual de Unidades de Conservação, a unidade municipal contribuirá para garantir espaços efetivos de proteção da biodiversidade e fomentar a Rede de Unidades de Conservação dos Campos de Cima da Serra.
Para a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, consolidar a formação dos Conselhos Gestores de todos as unidades de conservação ambiental com a participação da sociedade contribuí imensamente para preservação ambiental.