Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema divulga novo relatório com resultado de vistorias em barragens do RS

Publicação:

Nessa segunda fase dos trabalhos, 61 barragens e açudes foram vistoriados.
Nessa segunda fase dos trabalhos, 61 barragens e açudes foram vistoriados. - Foto: GT Segurança de Barragens

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), divulgou o novo relatório desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Segurança de Barragens. O documento traz o resultado das vistorias realizadas nos reservatórios classificados de nível II - que possuem volume armazenado entre cinco e sete milhões de metros cúbicos e/ou altura entre dez e 15 metros.

Nessa segunda fase dos trabalhos, 61 barragens e açudes foram vistoriados entre os meses de maio e novembro de 2019, em 21 municípios. O GT constatou durante as visitas que todos os reservatórios apresentam algum tipo de anomalia. Entre as mais frequentes, estão a presença de árvores e formigueiros, erosão, falha no enrocamento - proteção do talude -, afundamentos e buracos. As irregularidades foram classificadas como insignificantes, pequenas, médias e grandes.

Mapa de localização das 61 barragens/açudes pertencentes ao nível II
Mapa de localização das 61 barragens/açudes pertencentes ao nível II.

Com relação a presença de árvores e arbustos no talude de montante, 8% dos reservatórios apresentam anomalia de grande magnitude. Já 34% deles apresentaram anomalias de média magnitude referentes a falhas no enrocamento de proteção e 61% apresentaram formigueiros. O documento com o resultado das vistorias em barragens e açudes de nível II pode ser conferido aqui.

Esse novo relatório é a continuação da primeira fase dos trabalhos, que vistoriou outras 31 barragens de nível I - altura maior que 15 metros e/ou volume superior a sete milhões de metros cúbicos - entre abril e maio de 2019, em 19 municípios. O relatório desta etapa inicial pode ser acessado neste link.

Desde a criação do grupo, 92 barragens de níveis I e II foram vistoriadas, além de outros 14 reservatórios que não faziam parte do cronograma de vistorias, mas que receberam fiscalização após denúncia.

Segundo o secretário Artur Lemos Júnior, “embora o atual momento imponha desafios frente ao combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o GT Segurança de Barragens segue desenvolvendo ações visando a proteção da população e do meio ambiente. São atividades consideradas essenciais que estão mantidas”. As vistorias em reservatórios de nível III - altura maior ou igual a cinco e menor que dez e/ou volume menor que cinco milhões de metros cúbicos – já iniciaram.

Desde a criação do grupo, 92 barragens de níveis I e II foram vistoriadas.
Desde a criação do grupo, 92 barragens de níveis I e II foram vistoriadas. - Foto: GT Segurança de Barragens

O GT foi instituído no início do ano passado pelo governador Eduardo Leite, depois do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. As visitas aos empreendimentos visam ampliar a segurança das barragens e conscientizar os empreendedores sobre a importância da manutenção e da regularização dos reservatórios por meio do Sistema de Outorga de água (Siout RS).

Depois de realizada a vistoria, o empreendedor recebe um prazo para regularização via Siout RS. A partir do cadastro no sistema, é possível classificar as barragens quanto ao dano potencial e categoria de risco. Caso não ocorra a regularização, o responsável pelo reservatório poderá responder a medidas administrativas.  A Lei Federal nº 12.334/2010 prevê que cada empreendedor é o responsável legal pela segurança dos reservatórios e pelas melhorias necessárias.

Texto: Bárbara Corrêa

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura