Sema divulga lista com 45 pontos de recolhimento de lâmpadas fluorescentes

Sema divulga lista com 45 pontos de recolhimento de lâmpadas fluorescentes
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) divulgou, nesta segunda-feira (11), uma lista com 45 pontos de recolhimento de lâmpadas fluorescentes. Desenvolvida em parceria com a Fecomércio, a iniciativa faz parte de um programa de reciclagem dos produtos. O projeto consiste na definição de pontos de coleta e na destinação ambientalmente correta dos utensílios com o intuito de evitar a contaminação do meio ambiente.

Do total, 14 pontos estão localizados na capital Porto Alegre. Outros 23 ficam em Caxias do Sul. Canoas, com 4, Viamão, com 3, e Pelotas, com 1, também possuem locais de entrega. “As cidades classificadas como polos regionais receberão, em primeiro momento, as lâmpadas inservíveis produzidas das cidades do entorno”, explica o assessor técnico da Sema, Luiz Nascimento.

Na compra de uma nova lâmpada
em qualquer um dos 45 pontos de recolhimento, é possível entregar a lâmpada inservível. “O comerciante fica responsável por encaminhar o produto para a destruição técnica e ambientalmente adequada”, afirma o assessor técnico. Com os pontos já existentes, de setembro do ano passado ao final de abril, foram recolhidas mais de 10 toneladas de lâmpadas.
Antigamente, as lâmpadas eram descartadas no lixo comum, trituradas pelos caminhões e levadas aos aterros para disposição final. Contudo, é sabido hoje que elas devem ser coletadas e transportadas inteiras. Ao serem quebradas as lâmpadas espalham o gás mercúrio na atmosfera e, através das chuvas, podem ocasionar a contaminação de rios, solos e alimentos consumidos pelos gaúchos. O destino final deve ser uma planta industrial devidamente licenciada para essa atividade. Lá o material é destruído; o gás é filtrado; e o vidro e o alumínio, depois de descontaminados, são reaproveitados.

Outros pontos de coleta no interior

A Sema oferece apoio técnico às prefeituras interessadas em receber orientações operacionais sobre a logística reversas de lâmpadas fluorescentes. O objetivo da pasta é aumentar o número de municípios do interior com pontos de coleta no Rio Grande do Sul. A previsão é, até o final de 2018, ampliar a quantidade de estabelecimentos cadastrados.

Em alguns casos, a prefeitura reuniu o comércio local e encontrou soluções para o recolhimento. Segundo Nascimento, outros municípios estão com ações semelhantes em fase de implantação. Estima-se que mais de 50 municípios gaúchos já estão realizando esse tipo de trabalho.
Assessoria de Comunicação Social da Sema/Fepam
imprensasema@gmail.com