Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Conservação da Onça Pintada é debatida no Parque Estadual do Turvo

Publicação:

Cartaz Curso Carnivoros do Turvo (2)
Cartaz Curso Carnivoros do Turvo (2)

Será realizado nos próximos dias 19 e 20 de agosto no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, o 1º Curso Ecologia e Conservação de Carnívoros. A iniciativa faz parte das ações que constituem o Plano de Conservação da Onça Pintada, elaborado por instituições de pesquisa, gestão e extensão.
O objetivo da atividade é capacitar profissionais e estudantes a realizar ações de conservação de carnívoros, estudos técnicos e também contextualizar o Projeto Onças do Turvo, recentemente criado.
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está apoiando a realização do evento organizado pelo pesquisador Lucas Gonçalves, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação de proteção integral, localizada na margem do rio Uruguai e é considerado o último refúgio no Rio Grande do Sul de diversas espécies, como a onça-pintada (Panthera onca).
Esta espécie de felino de grande porte encontra-se como criticamente em perigo de extinção no RS devido principalmente a perda e fragmentação de seus ambientes. Apesar das ameaças à conservação da espécie, recentemente um novo exemplar de onça pintada foi fotografado na área do Parque.



Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura