Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Salto do Yucumã terá visibilidade prejudicada neste final de semana

Publicação:

PE Turvo
Salto Yucumã - Foto: Paola Stumpf

Atualização: Devido a mudanças no cenário meteorológico previsto inicialmente, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó informou que o Salto do Yucumã estará visível nos dias 17 e 18 de março.

-

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) informa que a visibilidade do Salto do Yucumã estará prejudicada neste final de semana. Em função do alto índice de chuvas registrado nos últimos dias na bacia do Rio Uruguai, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó necessitará operar com alta vazão, inundando a queda d'água em boa parte do sábado e do domingo. De acordo com relatório de operação da usina, "o período não é caracterizado por baixas vazões afluentes".

Desde 6 de fevereiro, os turistas podem saber com antecedência as condições de visibilidade do salto pelo site da Sema. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre a secretaria e a Agência Nacional de Águas (ANA) que estabeleceu novas regras para a Foz do Chapecó. O acordo é resultado de uma antiga reivindicação da Sema junto ao governo federal.

Publicada no Diário Oficial da União, a Resolução Nº 4 da ANA determina que, em períodos de pouca chuva, a descarga da usina deverá ser igual ou inferior a 1 mil m³ de água por segundo entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de domingo, garantido a visibilidade do salto. Em caso de altas vazões, como neste final de semana, os turistas tem as informações necessárias para reprogramar a visita. A resolução funciona em formato de teste por 180 dias.

Localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, o Salto do Yucumã possui 1,8 quilômetro de extensão e é considerado a maior queda d'água horizontal do mundo.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura