Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS tem previsão de muito frio e geada nos próximos dias

Publicação:

Geada no RS
Geada no RS - Foto: Prefeitura de Serafina Correa

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) informa que as temperaturas irão cair nos próximos dias no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim meteorológico, há previsão de geadas em pontos mais elevados do Estado. "O avanço de uma massa de ar polar entra no Rio Grande do Sul, intensificando o frio em todas as regiões", informa o boletim.

No sábado, a condição de temporais diminui, mas ainda há risco de chuvas na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. "Nestas áreas, os ventos ainda são constantes ao longo do dia", alerta o documento da Sala de Situação. Para domingo, a massa de ar polar garante termo firme e frio na maior parte do Estado, exceto no Litoral e na Serra, que seguem com umidade e ventos fortes. A partir de segunda (21), pode gear nas regiões mais altas do RS.

Previsão para os próximos meses

De acordo com o boletim da Sala de Situação da Sema, o mês de maio deve registrar novas entradas de massa polar. Para junho, a previsão é de diminuição das chuvas. Porém, a chegada do frio ainda pode trazer instabilidades no início do mês. São esperados maiores volumes entre o noroeste e oeste gaúcho por conta das instabilidades e dos sistemas de baixa pressão que se formam na Argentina. Em julho, as chuvas devem ser expressivas, mas de forma homogênea. Isso acontece devia a uma passagem das frentes frias. Segundo o boletim, “não há padrão que evidencie um mês mais frio do que o normal”.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura