Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Revista da Abema destaca trabalho realizado pelo Rio Grande do Sul no segmento de energia

Publicação:

Primeira edição da revista foi lançada de forma online e já está disponível
Primeira edição da revista foi lançada de forma online e já está disponível - Foto: Bárbara Corrêa

Foi lançada nesta sexta-feira (29/05) a primeira edição da revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O trabalho integrado entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ganhou destaque, com reportagem sobre o avanço dos projetos estruturantes no setor de energia.

O lançamento foi uma das pautas da 94ª Reunião Ordinária da Abema, que contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre membros da diretoria, secretários de estado, dirigentes dos órgãos ambientais e assessores de comunicação.

A revista teve a colaboração das equipes de comunicação de cada Estado e foi concluída após três meses de trabalho. A publicação tem como objetivo informar o público sobre a área do meio ambiente e valorizar o trabalho desenvolvido por cada estado e Distrito Federal. A revista está disponível no site da Abema.

Na publicação, Rio Grande do Sul ganha destaque pelo segmento de energia
Na publicação, Rio Grande do Sul ganha destaque pelo segmento de energia - Foto: Bárbara Corrêa



Após o lançamento, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, apresentou a realidade de resíduos sólidos no país e a necessidade de um trabalho conjunto entre ABNT e a Abema, no alinhamento de normativas. A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, se colocou à disposição para apresentar, em uma outra oportunidade, o Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) desenvolvido e aplicado pela Fundação.

“No Rio Grande do Sul trabalhamos com o gerenciamento de transporte de resíduos em um programa que tem dado certo. Todo nosso controle se dá de forma on-line, facilitando o trabalho do empreendedores e do órgão fiscalizador”, destacou a presidente.

A Lei da Mata Atlântica também foi pauta da reunião. Sobre o assunto, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, reiterou a importância da uniformidade, visando a preservação. "O Rio Grande do Sul acredita que os 17 estados que possuem esse bioma devem ter um posicionamento único, o que contrapõe o que vivemos hoje. É preciso melhorar e unificar as políticas para a Mata Atlântica, fortalecendo o entendimento daqueles responsáveis por esse bioma. Essa é a melhor forma de preservar e proteger".

O Projeto de Lei (PL) 5028/2020 que trata da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, além do andamento de projetos e pesquisas de Grupos de Trabalho da Fauna e Energia foram outros temas do encontro.

Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura