Regularização ambiental será pauta da Sema em evento sobre criação de abelhas

Design sem nome (1)

Técnicos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) participarão no dia 27 de outubro do 8º Seminário Regional de Meliponicultura. O encontro será realizado a partir das 8h, no CTG Querência, do município de Arroio do Meio. Promovido pela Emater, em parceria com a prefeitura local e a Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (AMEVAT), o encontro contará com palestras técnicas e oficinas.

Representarão a Sema no encontro os biólogos Pablo Silva e Éder Rodrigues. Ao longo de todo o evento, eles apresentarão aos participantes informações sobre regularização ambiental para a criação de abelhas nativas e esclarecimentos sobre a legislação referente à atividade, além de receber documentação para cadastramento na Sema. "Neste dia será demonstrado como encaminhar a solicitação de autorização ambiental para funcionamento de meliponários, mostrando que todo processo dispensa responsável técnico e é totalmente gratuito", esclarece Silva.

Segundo ele, o objetivo da Sema no evento é orientar os participantes com o intuito de facilitar a regularização da atividade no Estado. "Quando praticada com os devidos preceitos ecológicos, a meliponicultura é de grande importância ambiental e econômica, já que contribui para a diversificação rural e polinização de espécies nativas e de interesse agrícola", ressalta o biólogo.

Interessados em participar do encontro podem fazer contato pelo e-mail emarroio@emater.tche.br ou pelo telefone (51) 3716.1180.